aula aberta | DA RUA DA BETESGA AO ROSSIO

Da Rua da Betesga ao Rossio: valores, usos e impactos

Sofia Aleixo 

15.maio | 14.30 (GMT+1) | zoom

 

Decorre, no próximo dia 15 de maio, pelas 14h30 (GMT+1), no ZOOM ID 920 1350 7070 (pass. 099507), a aula aberta proferida pela arquiteta Sofia Aleixo (docente na Universidade de Évora), sob o tema Da Rua da Betesga ao Rossio: valores, usos e impactos, no âmbito da unidade curricular Projeto-Património do Mestrado Integrado de Arquitetura e Urbanismo.

 

Sofia Aleixo, como investigadora:
Arquitecta (FA-UTL, 1991). Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Universidade de Évora, 2007). PhD (Oxford School of Architecture – Reino Unido, 2016).
Docente no Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora (desde 2002), Associate Lecturer em 2012 no MA International Architectural Regeneration and Development (Architecture) Oxford Brookes University School of Architecture, em Oxford, Reino Unido.
Investigadora integrada no CHAM-SLHI (FCSH-UNL, desde 2017), desenvolve investigação orientada para os valores culturais do património edificado do século XX, com foco no património escolar. Coordena a secção de arquitectura do site RIC – Revistas de Ideias e de Cultura do século XX
Directora do Gabinete Técnico Local de Belver (1999-2001).
Áreas de interesse: reabilitação do património arquitectónico do século XX, no âmbito do impacto do pensar e projectar arquitectura nos valores culturais materiais e imateriais deste património, e da função social do arquitecto e da arquitectura.
 
Sofia Aleixo, como profissional:
Formada pelos sócios fundadores, com o atelier victor mestre | sofia aleixo arquitectos lda. em Lisboa desde 1991, aí desenvolvem diversos projectos e obras, privados e públicos, amplamente publicados, de que se destacam as intervenções na Ponte da Ribeira da Venda, Pousada do Alamal, Estúdio Fotográfico Carlos Relvas, Turismo de Natureza no Forte de Cabanas, Convento dos Capuchos de Alferrara, Escola Secundária Quinta do Marquês, Complexo Intergeracional da Quinta Alegre, Conservatório de Música de Loulé, entre outros.
Convidada a participar em diversos eventos académicos e profissionais, no estrangeiro e em Portugal, a vmsa arquitectos contribui para a divulgação da arquitectura, do património e da cultura, âmbitos em que actua, destacando-se a intervenção em edifícios de valor patrimonial.
Participa em exposições, monográficas e colectivas, tendo recebido sete prémios/distinções, destacando-se o Europa Nostra/European Commission Award 2013, na categoria de conservação, pela intervenção no Liceu Passos Manuel, Lisboa, obra publicada pela UZINA no livro monográfico Heritage – between time and movement (2013).