A responsabilidade social, em particular com a comunidade de Vila Nova de Cerveira e as populações locais é um dos valores pelos quais a ESG se pauta. A prática de Responsabilidade Social na instituição é parte integrante da sua cultura organizacional, tendo por base a ética, o agir e o ser uma instituição socialmente responsável. Considera-se que trabalhar o lado social é muito mais do que uma simples “responsabilidade”, é principalmente uma questão de atitude, que deve ser desenvolvida de maneira contínua e permanente.
Desde o ano 1999 desenvolve um trabalho sistemático na preservação do património rural ou de apoio a projetos de equipamento arquitetónico. Este apoio materializa-se através do pedido de colaboração requerido por Juntas de Freguesia do Alto Minho e do Baixo Miño Galego, e eventualmente por solicitação de comunidades interessadas na preservação de património intangível local, património vernáculo rural, arranjos exteriores, requalificação de habitação ou de colaboração em candidaturas para equipamento arquitetónico urbano.
A responsabilidade social da instituição, em particular no que concerne à sua contribuição em relação à inclusão social (inclusive melhoria das condições da comunidade), ao desenvolvimento económico e social, à defesa e preservação do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do património cultural.