GRAU ACADÉMICO Licenciatura
REGIME Diurno
DURAÇÃO 6 semestres
ECTS 180
IDIOMA PT e ES

Porquê escolher este curso?

A Licenciatura em Multimédia e Artes é um curso oficial, acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior e estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. O curso é constituído por um ciclo universitário de três anos, correspondentes a uma aquisição de competências, principalmente, nas áreas científicas de Audiovisuais e Belas Artes.

Objectivos Gerais

Contribuir para processos e procedimentos que permitam a investigação, concepção e produção no âmbito artístico de forma multidisciplinar; e que incrementem no estudante, o conhecimento e as aptidões necessárias à promoção do seu sentido crítico e intelectual e da sua capacitação na exploração e domínio de distintos meios de expressão e comunicação.

A aquisição de competências no âmbito:

  • artístico, estético, teórico e técnico, baseado em conhecimento fundamentado na Multimédia e Artes;
  • da produção e investigação de projetos, empregando tecnologias analógicas e digitais, com recurso a diversos equipamentos e softwares;
  • da aplicabilidade da produção, direção e edição em projetos individuais e em equipa;
  • da concepção, produção e divulgação de projetos tecnológicos digitais e interativos;
  • da investigação das práticas comunicativas e da arte contemporânea;
  • da aplicabilidade do saber, em distintas atividades profissionais.

Direção de Curso

DIREÇÃO DA LICENCIATURA EM MULTIMÉDIA E ARTES

Diretor de curso: Prof. Doutor Henrique Silva
Codiretora de curso: Profª. Doutora Emília Simão

O curso é o resultado de um projecto em parceria com a Fundação Bienal de Cerveira e compreende o desenvolvimento integrado de competências de intervenção e aplicação profissional nas áreas da Multimédia e Artes, nomeadamente na criação, no desenvolvimento e na implementação de projectos de componente artística e de multimédia.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em MA prepara os estudantes para a investigação, conceção e produção no âmbito artístico e/ou multimédia de forma multidisciplinar; incrementando o conhecimento e as aptidões necessárias à promoção do seu sentido crítico e intelectual e da sua capacitação na exploração e domínio de distintos meios de expressão e comunicação. Os estudantes ficam habilitados para, entre outras funções possíveis, trabalharem como/em:

  • Artistas plásticos;
  • Aplicação de tecnologias artísticas tradicionais;
  • Produção em vídeo e animação;
  • Criação, desenvolvimento, manipulação e gestão de conteúdos digitais para a Indústria | Media-arte digital;
  • Web design e design de interface;
  • Publicidade e marketing digital;
  • Galerias, museus e outras estruturas culturais;
  • Equipas de projetos criativos;
  • Edição e crítica de arte e multimédia;
  • Consultoria científica e técnica;
  • Carreira universitária;
  • Carreira de investigação.

Singularidade do Curso

Parceria única com a Bienal de Cerveira na partilha de oficinas e espaços expositivos | Integração no contexto artístico de Cerveira | Forte componente digital e multimédia | Amplitude nas áreas do saber abordadas | Abordagem à aprendizagem com cariz prático | Contacto com artistas convidados da Bienal | Parcerias internacionais sólidas.As áreas em referência constituem, na sociedade da informação em que vivemos, um suporte para a construção dos novos espaços digitais de representação artístico-cultural, nos quais desempenham um papel fundamental as indústrias multimédia e de representação.Parceria única com a Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira | Forte componente digital e multimédia | Amplitude nas áreas do saber abordadas | Abordagem à aprendizagem com cariz prático | Contacto com artistas convidados da Bienal | Parcerias internacionais sólidas. As áreas em referência constituem, na sociedade da informação em que vivemos, um suporte para a construção dos novos espaços digitais de representação artístico-cultural, nos quais desempenham um papel fundamental as indústrias multimédia e de representação.

Áreas Científicas

Está organizado em 6 semestres, em que cada corresponde a 30 ECTS, equivalentes a 840 horas de trabalho do estudante, o que perfaz um total de 180 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

Área Científica ECTS Obtigatórios ECTS Opcionais
BLA Belas-Artes 75 9
AVM Audio-visuais e Produção dos Média 80 3
DSG Design 13 3
ATS Artesanato 3
CSC Ciências Sociais e do Comp. 3 3
OPT Optativa 3
Total do plano de estudos 171 9

Plano de Estudos

1º ano

2º ano

3º ano

Concurso Institucional de Acesso ao Ensino Superior

Podem candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Multimédia e Artes da esGALLAECIA através do Concurso Institucional, os titulares de curso de ensino secundário Português, que aprovaram um dos seguintes exames nacionais, com uma classificação mínima de 95 pontos:

  • 03 Desenho;
  • 10 Geometria Descritiva;
  • 16 Matemática.

Documentação necessária para candidatura:

  • Ficha ENES (comprovativo com as classificações dos exames nacionais)
  • Documento de Identificação atualizado;
  • 1 fotografia tipo passe.

Documentação necessária para candidatura a estudantes provenientes da União Europeia:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Secundário (ex. Bacharelato LOXSE, COU ou FP2), com classificações discriminadas e autenticado com a Apostilha de Haia.
  • Certificado de aprovação, na prova nacional de acesso ao Ensino Superior do país de origem (ex. Selectividad), com as classificações dos exames discriminadas. O certificado deverá estar autenticado com a Apostilha de Haia.
  • Documento de Identificação atualizado;
  • 1 fotografias tipo passe.

Quero candidatar-me

1ª FASE

  1. Prazos de Candidatura (até 20.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (27.Agosto.2021)
  3. Apresentação das Reclamações (27.Agosto a 03.Setembro.2021)
  4. Decisão sobre as Reclamações (10.Setembro.2021)
  5. Matrículas (27.Agosto a 17.Setembro.2021)

Maiores de 23 Anos

Quem pode candidatar-se?

Todos os interessados com 23 anos completos, até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura, e que não sejam titulares de habilitação de acesso e ingresso ao ensino superior, nos termos aplicáveis ao regime institucional de acesso ou outras vias especiais de ingresso.

Quero candidatar-me

Para se candidatar ao Concurso Especial para Maiores de 23 anos, deve considerar os seguintes procedimentos:

1ª FASE

1. Inscrição na Prova (10.Maio a 30.Junho.2021) na secretaria da esGALLAECIA, apresentando a seguinte documentação:

  • Impresso de candidatura (obtido nos serviços administrativos);
  • Documento de Identificação atualizado;
  • Certificado de habilitações
  • Currículo académico e profissional.

2. Entrevista (15.Julho.2021)

3. Prova (15.Julho.2021)

  • Desenho.

4. Resultados (19.Julho.2021)

Calendário Geral de candidatura e matrícula:

  1. Prazos de Candidatura (31.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (03.Setembro.2021)
  3. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)

Regulamento Acesso Maiores 23 Anos

Titulares de Cursos Médios, Superiores, de Especialização Tecnológica e Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Quem pode candidatar-se?

  1. Os titulares de um curso superior (grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor), que não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.
  2. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica obtido nos termos do Decreto-lei n.º 88/2006, de 23 de maio, que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:
    • Realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do concurso institucional de acesso e ingresso;
    • Obtenção, nesses exames, de uma classificação mínima de 95 pontos.
  3. Os titulares de um diploma Técnico Superior Profissional, obtido nos termos do Decreto-lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:
    • Realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do concurso institucional de acesso e ingresso;
    • Obtenção, nesses exames, de uma classificação mínima de 95 pontos.

    Documentação necessária para candidatura:

    • Certificado comprovativo da habilitação académica;
    • Documento de Identificação atualizado;
    • 1 fotografia tipo passe.

Quero candidatar-me

1ª FASE

  1. Prazos de Candidatura (até 31.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (03.Setembro.2021)
  3. Apresentação das Reclamações (03 a 07.Setembro.2021)
  4. Decisão sobre as Reclamações (09.Setembro.2021)
  5. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)
  6. Regulamento Concursos Especiais para Acesso ao Ensino Superior

Concurso Especial para Estudantes Internacionais

Quem pode candidatar-se?

O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

  • Não tenham nacionalidade portuguesa, excetuando:
    • Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
    • Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito;
    • Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais.
  • Sejam titulares de:
    • Qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido; ou
    • Diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

Condições de ingresso:

Para efeitos de ingresso no respetivo ciclo de estudos, os estudantes internacionais têm, obrigatoriamente, de demonstrar:

  • Qualificação académica específica para ingresso nesse ciclo de estudos, através da realização de exames escritos e, eventualmente, orais na Instituição, excetuando-se os titulares do curso de ensino secundário Português e os titulares de curso de Ensino Médio Brasileiro;
  • Conhecimento do idioma ou idiomas em que o ensino vai ser ministrado.

Documentação necessária para candidatura:

  • Certificado comprovativo da habilitação académica autenticado pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia, e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado, se elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola e inglesa.
  • Documento de Identificação atualizado;
  • 1 fotografia tipo passe.

Quero candidatar-me

1ª FASE

  1. Prazos de candidatura (até 30.Julho.2021)
  2. Prova (a realizar na ESG) (06.Agosto.2021)
  3. Divulgação de resultados (13.Agosto.2021)
  4. Apresentação de reclamações (13 a 20.Agosto.2021)
  5. Decisão sobre as reclamações (27.Agosto.2021)
  6. Matrícula (até 31.Agosto.2021)

Regulamento do Estudante Internacional

Titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados

Quem pode candidatar-se?

O concurso especial abrange os estudantes que:

  • sejam titulares de um curso profissional de dupla certificação, no âmbito das seguintes áreas de educação e formação CNAEF:
    • 212 Artes do Espetáculo;
    • 213 Audiovisuais e Produção dos Média;
    • 214 Design;
    • 215 Artesanato;
    • 481 Ciências Informáticas;

Condições de ingresso:

Para efeitos de ingresso no respetivo ciclo de estudos, os estudantes têm, obrigatoriamente, de demonstrar:

  • Realizar uma prova prática que avalia capacidade para a frequência dos Cursos de Licenciatura em Multimédia e Artes e de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo. A prova prática incide sobre técnicas de desenho livre e de representação.

Documentação necessária para candidatura:

  • Certificado do curso profissional, incluindo a classificação da prova de aptidão profissional, ou da prova de aptidão final, ou da prova de avaliação final, ou ainda da prova de aptidão artística, e respetiva média final;
  • Currículo escolar e profissional;
  • Apresentação de Documento de Identificação válido;
  • 1 fotografia tipo passe.

Quero candidatar-me

1ª FASE

Calendário Geral de realização das Provas:

  1. Prazos de Inscrição (10.Maio a 30.Junho.2021)
  2. Prova (15.Julho.2021)
  3. Afixação dos Resultados (19.Julho.2021)
  4. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)

Calendário Geral de candidatura e matrícula:

  1. Prazos de Candidatura (31.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (03.Setembro.2021)
  3. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)

Mudança de Par Instituição/ Curso e Reingresso

Quem pode candidatar-se?

Destina-se aos candidatos que pretendam inscrever-se num curso superior distinto daquele em que praticaram a última inscrição, ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso, numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo ocorrido ou não, interrupção de inscrição no Ensino Superior.

Quero candidatar-me

Para se candidatar através do Regime de Mudança de Par Instituição/ Curso e Reingresso, deve considerar os seguintes procedimentos:

Documentação necessária para candidatura:

  • Documento de Identificação atualizado;
  • Ficha ENES (comprovativo com as classificações dos exames nacionais no ano de ingresso no ensino superior);
  • Documento comprovativo de matrícula e inscrição do estabelecimento de ensino superior em que esteve inscrito;
  • Certificado de habilitações discriminado com as unidades curriculares realizadas, número de ECTS e classificação obtida;
  • Programas autenticados de todas as unidades curriculares realizadas com aproveitamento.

Quero candidatar-me

1ª FASE

  1. Prazos de Candidatura (até 31.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (03.Setembro.2021)
  3. Apresentação das Reclamações (03 a 07.Setembro.2021)
  4. Decisão sobre as Reclamações (09.Setembro.2021)
  5. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)
  6. Regime de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso

Regime Especial

Podem beneficiar de condições especiais de acesso, nos termos fixados pelo Decreto-Lei n.o 393-A/99 de 2 de Outubro, os estudantes que se encontrem numa das seguintes situações:

  • Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro;
  • Portugueses Bolseiros no Estrangeiro e Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro;
  • Oficiais das Forças Armadas Portuguesas;
  • Bolseiros Nacionais dos Países Africanos de Expressão Portuguesa;
  • Missão Diplomática Acreditada em Portugal;
  • Praticantes Desportivos de Alto Rendimento;
  • Naturais e Filhos de Naturais de Timor-Leste.

Quero candidatar-me

1ª FASE

  1. Prazos de Candidatura (até 31.Agosto.2021)
  2. Afixação dos Resultados (03.Setembro.2021)
  3. Apresentação das Reclamações (03 a 07.Setembro.2021)
  4. Decisão sobre as Reclamações (09.Setembro.2021)
  5. Matrículas (06 a 13.Setembro.2021)

Regime Livre

Não terminaste o 12º ano, mas gostarias de iniciar o teu percurso no ensino superior?

Tens vontade de alargar os teus conhecimentos?

Agora já podes!

Podes inscrever-te nas unidades curriculares ministradas na esGallaecia em regime sujeito a avaliação ou não. As unidades curriculares em que te inscrevas em regime sujeito a avaliação e nas quais obtenhas aprovação são objecto de certificação e são creditadas, caso venhas a adquirir o estatuto de estudante de um ciclo de estudos de ensino superior.

Decreto-Lei 107/2008, de 25 de Junho consagra, no artigo 46.º -A

O Ciclo de Estudos da Licenciatura em Multimédia e Artes está acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Acreditação A3ES da Licenciatura em Multimédia e Artes

DIREÇÃO DA LICENCIATURA EM MULTIMÉDIA E ARTES

Diretor de Curso
Prof. Doutor Henrique Silva
henriquesilvagondar@esg.pt

Codiretora de curso
Profª. Doutora Emília Simão
emiliasimao@esg.pt

ESCOLA SUPERIOR GALLAECIA
Largo das Oliveiras
4920–251 V. N. Cerveira

Tel. 251 794 054

Parceiro

Fundação Bienal de Arte de Cerveira