ÁREA CIENTÍFICA ATS
PERIODICIDADE Semestral
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo

Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e competências técnicas relativas a sistemas de impressão e reprodução artística em função dos diferentes recursos, matérias e linguagens. Manuseamento de materiais e ferramentas em função de diferentes técnicas de gravura, desenho, cerâmica e outros.

Objetivos da aprendizagem

Adquirir conhecimentos básicos nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão, através da realização de exercícios com as matérias da linguagem gráfica seriada para possibilitar a multiplicação da imagem através de uma matriz;
Adquirir aptidões no campo do vocabulário técnico inerente aos temas relacionados com a impressão artística;
Desenvolver competências de manuseamento dos materiais e ferramentas.

Conteúdos programáticos

Introdução às técnicas da Gravura, Xilogravura, Monotipias, Serigrafia.
Preparação da matriz. Desenho sobre a matriz.
Preparação da impressão. Provas.
Tiragem e numeração.

Metodologia de ensino

As aulas, de carácter teórico­prático, desenvolvem­se em contexto de oficina e são suportadas por sessões expositivas e conteúdos bibliográficos que servem de base ao desenvolvimento dos trabalhos práticos dotando, desse modo, o estudante de instrumentos de reflexão inerentes ao ato criativo, assim como de uma base de consciencialização estética e plástica adaptada ao percurso individual de cada um.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, sendo analisados todos os exercícios que se vão produzindo ao longo do semestre e que se traduzirão num portfólio final.
A nota final resulta de:
Exercício de pesquisa (20%);
Trabalho realizado nas aulas, acompanhado de relatório, que englobe as diferentes fases do processo, assim como fundamente as opções tomadas (30%).
Qualidade do material de apoio à produção do trabalho (30%);
Apresentação do trabalho onde se demonstre agilidade e hábitos de argumentação, critica e reflexão (10%). Participação, pontualidade, organização e criatividade (10%).

Bibliografia

Cabo, G. (1981). Grabados, litografias e serigrafias: técnicas/ procedimientos. Madrid: Esti­Arte Ediciones.
­Soares, E. (1971). História da gravura artística em Portugal: Os artistas e as suas obras. Lisboa: Livraria Samcarlos.
­Fundação Calouste Gulbenkian (1990). Gravuras modernas do Japão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ­ Slania, C. & Bernadotte, L. (1994). A arte na gravura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
­Fundação Calouste Gulbenkian (1984). Portuguese contemporary engravings 1970­80. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.