ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo

A organização de um evento significa criação de ambientes de excelência para os objetivos a atingir, e programas que permitam aos participantes a integração completa numa atmosfera de conforto e descontração para a criação de vínculos de carácter profissional e pessoal. A organização de um evento com eficiência significa iniciativa, criatividade, competência e cumprimento de objetivos. Especialmente dedicada aos eventos culturais, esta unidade pretende dotar os estudantes de design de conhecimentos que permitam o planeamento, a montagem e a gestão de recursos de eventos culturais e artísticos, assim como workshops, simpósios, seminários e mesas redondas. Pretende-se dotar os estudantes de competências que permitam o planeamento, montagem e gestão de recursos de eventos culturais e artísticos, assim como workshops, simpósios, seminários e mesas redondas.

Objetivos da aprendizagem

Esta unidade curricular, especialmente dirigida aos eventos culturais (p. ex. exposições, festivais, bienais, workshops, simpósios, seminários e mesas redondas, entre outros). Pretende­se que os estudantes entrem em contacto com experiências que lhes permitam:
Compreender o planeamento, produção/ montagem e gestão de recursos no âmbito dos eventos culturais;
Promover a pesquisa, análise e reflexão quanto aos processos inerentes à coordenação/ organização, exposição/ apresentação /transmissão/ comunicação de resultados/ objetos/ atividades/ produtos/ processos culturais;
Conhecer distintos tipos de eventos;
Construir um portfólio – composto por informação sobre eventos culturais (conteúdos escritos e visuais);
Elaborar o desenho de um projeto no âmbito da organização de um evento cultural;
Realizar um relatório final de avaliação.

Conteúdos programáticos

Planeamento: (i) definir objetivos, amplitude da intervenção (projeto vs contexto/ espaço/ tempo); (i) estruturação do roteiro, programa; (iii) recursos materiais/ financeiros; (iv) definir comissários/ coordenação; (v) contatos/ relações com patrocinadores/ promotores/ autoridades/ fornecedores/ participantes; (vi) canais de divulgação/promoção; (vii) secretariado permanente/ manutenção; (viii) encerramento e eventual devolução de materiais/ equipamentos;
Funções, papéis, competências, limites (níveis estratégico, tático, operativo): agente organizador, outros agentes/ equipas envolvidas;
Práticas: (i) pesquisa/ trabalho de campo; (ii) portfólio com informação sobre eventos (imagens e textos) – considerando a análise de casos reais; (iii) projeto para evento (proposta escrita com elementos scripto­ gráficos, imagem/ identidade, plano de ação, calendarização, esquemas necessários técnicos/ logísticos/ curatoriais/ de outra natureza, fundamentação escrita/ relatório); (iv) relatório final avaliação.

Metodologia de ensino

Aulas teórico­práticas suportadas por conteúdos bibliográficos e estudo de casos, que servem de base para o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Estes exercícios suportam a discussão sobre as ações e decisões essenciais a tomar para uma correta organização de um evento cultural. Nas aulas teóricas, o docente coordena análises de casos concretos e orienta debates, recorrendo a métodos de transmissão de informação e métodos ilustrativos de análise e leitura de textos, visionamento de imagens,obras reais, documentários e outros exemplos.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua calculada através dos seguintes parâmetros:
Trabalho de campo e construção de portfólio/relatório composto por informação sobre eventos culturais (30%);
Projeto no âmbito da organização de um evento cultural (proposta com elementos scripto­gráficos, imagem/identidade, plano de ação, calendarização, esquemas necessários e fundamentação escrita/relatório) (30%);
Relatório final de avaliação (30%);
Participação e assiduidade (10%).

Bibliografia

Allen, J. (2008). Organização e Gestão de Eventos, Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
­Alonso, L. e Garcia, I. (2010) Diseño de exposiciones – Concepto, instalación y montage. Madrid: Alianza. ­ Lampugnani, V. & Sachs, A. (eds. lits.) (1999). Museus para o novo milénio: conceitos, projectos, edifícios. Munich: Prestel.
­Mateus, A. (2010). Sector Cultural e Criativo em Portugal, Lisboa, (Recuperado de www.amconsultores.pt) ­ Montaner, J. (1990). Nuevos museos: espacios para el arte y la cultura. Barcelona: Gustavo Gili.
­Montaner, J. (2003). Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gili.
­Pedro, F. et al (2012). Gestão de eventos. Lisboa: Escolar Editora.
­Zanella, L. (2005). Manual de organização de eventos. São Paulo: Atlas Editora.