ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo

Planeamento e produção de múltiplos na escultura, em função das diferentes tecnologias, processos de produção, materiais e ferramentas. Desenvolvimento de capacidades para a criação moldes, múltiplos, matrizes e obras finais de diferentes características, com recurso a técnicas tradicionais e a técnicas digitais.

Objetivos da aprendizagem

Desenvolver competências na manipulação da pasta cerâmica e subsequente processo de produção;
Desenvolver conhecimentos sobre o processo de planeamento e produção de múltiplos nas artes plásticas, nomeadamente na escultura;
Desenvolver conhecimentos sobre as tecnologias que podem ser utilizadas no processo de produção de múltiplos e sua relação com os diversos materiais disponíveis e respetivo uso de ferramentas;
Dotar os estudantes de conhecimento sobre materiais passíveis de serem utilizados na matriz (criação inicial), no molde e no objeto artístico final ­ obra multiplicada;
Desenvolver aptidões para a criação de um molde, suas componentes e sua manipulação;
Desenvolver aptidões para a criação de múltiplos, acabamento e sua manutenção;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário e conceitos relacionados com os materiais, ferramentas e técnicas disponíveis, permitindo, também, a futura interação com outros técnicos especializados.

Conteúdos programáticos

Cerâmica. Esboço. Preparação da pasta cerâmica. Modelagem. Desenhos e texturas. Secagem. Enforme. Vidrados. Cozedura.
Definição de múltiplo artístico enquanto obra com autonomia expressiva vs cópia;
Processo global de criação de séries: matriz – molde – obras;
Diferentes materiais disponíveis, suas características e possíveis aplicações para a criação de matrizes, moldes e obras finais;
Técnicas disponíveis para a produção de múltiplos, consoante os materiais e finalidade artística; Técnicas tradicionais vs técnicas digitais;
Diferentes ferramentas e máquinas­ferramentas disponíveis, suas características e possíveis utilizações;
Processo de criação de um molde, seus elementos e sua utilização;
Processo de criação de múltiplos, seu acabamento e manutenção.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino promove um estímulo à experimentação prática pelo estudante, com base em alguns ensinamentos de cariz teóricos.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte em apresentações multimédia com informação teórica, com exemplos concretos e amostras de materiais e técnicas.
A componente de aprendizagem é realizada através de um exercício com várias fases, que pretende levar os estudantes a percorrer todo o processo de modelagem cerâmica e de criação de múltiplos artísticos e assim integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e assenta no trabalho prático e na participação dos estudantes.

Bibliografia

Ashby, M. & Johnson, K. (2004). Materials and Design ­ The art and science of material selection in product design. Oxford: Elsevier Butterworth­Heinemann.
­Bagg, G. (1988). Cerámica. Madrid: Alhambra.
­Fonseca, A. T. (2000). Tecnologia do Processamento Cerâmico. Lisboa: Universidade Aberta.
­Landi, S. A. (2002). Compêndio Técnico de Maqueteria. Poços das Caldas: Ed. Fonte da Vida.
­Massara, F. (1980). A técnica da cerâmica ao alcance de todos. Barcelona: Vecchi.
­Midgley, B. (1982). Guia Completo de Escultura, Modelado y Cerâmica: Técnicas e Materiales. Madrid: H. Blume Ediciones.
­Thompson, R. (2007) Manufacturing Processes for Design Professionals. Londres: Thames and Hudson.
­Thompson, R. (2011) Prototyping and Low­Volume Production (The Manufacturing Guides). Londres: Thames and Hudson.
­Werner, M. (2001). Model Making. New York: Princeton Architectural Press.