ÁREA CIENTÍFICA DSG
PERIODICIDADE Semestral
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3
Resumo
Construção de várias tipologias de maquetes, modelos e protótipos recorrendo a diversas tecnologias e técnicas. Análise de diferentes materiais, ferramentas e máquinas, com base nas suas características, aplicações e técnicas. Exploração das relações entre conceito, mente, matéria, espaço e forma.
Objetivos da aprendizagem
Desenvolver competências críticas e técnicas de construção de maquetes, modelos e de protótipos que deem suporte à conceptualização, maturação, desenvolvimento e apresentação das ideias;
Aprofundamento de conhecimento sobre os materiais existentes;
Desenvolvimento de conhecimento sobre as tecnologias e técnicas disponíveis, bem como criação de competências sobre a sua utilização;
Ampliação de conhecimento sobre as ferramentas disponíveis e criação de competências sobre a sua manipulação;
Aprofundamento da relação conceptual, mental e material, seu relacionamento espacial e geométrico;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário e conceitos relacionados com os materiais, ferramentas e técnicas disponíveis, contribuindo, também, para a futura interação com outros técnicos especializados.
Conteúdos programáticos
Importância da utilização e construção de maquetes ou modelos;
Tipos de maquetes: Simulações, mockups, modelos de conceito, modelos de volumes, modelos à escala, modelos de validação/ teste, modelos de apresentação, modelos funcionais;
Relação entre as diversas fases de desenvolvimento de um projeto e a aplicação/ escolha de cada tipologia de maquete,
Diferentes materiais disponíveis, suas características e possíveis aplicações;
Diferentes ferramentas disponíveis, suas características e possíveis utilizações;
Diferentes máquinasferramentas, suas características e possíveis utilizações;
Técnicas de preparação, planeamento, conformação, corte e desbaste, união e acabamento. Prós e contras de cada técnica;
Tipologias de prototipagem rápida: Processos por corte, por subtração e por adição. Procedimentos para prototipagem rápida.
Metodologia de ensino
Esta é uma unidade curricular optativa de 4º semestre, momento em que os estudantes já detêm alguma autonomia. Nesse sentido, a metodologia de ensino permite uma maior experimentação prática pelo estudante, em comparação com a dimensão teórica.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com informação teórica, casos de estudo e bibliografia de suporte.
A componente de aprendizagem é realizada através de exercícios de manipulação e construção de maquetes, quer com processos tradicionais quer com processos de prototipagem rápida, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.
Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta nos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.
Bibliografia
Ashby, M. & Johnson, K. (2004). Materials and Design The art and science of material selection in product design. Oxford: Elsevier ButterworthHeinemann.
Canal, M. F., ed. (2005). Desenho para designers industriais. Lisboa: Estampa.
Consalez, L. (2001). Maquetes – A representação do espaço no projecto arquitectónico. Barcelona: GG.
Knoll, W.; Hechinger M. (2003). Maquetas Arquitectônicas, S. Paulo: Ed. Martins Fontes.
Landi, S. A. (2002). Compêndio Técnico de Maqueteria. Poços das Caldas: Ed. Fonte da Vida.
Thompson, R. (2011) Prototyping and LowVolume Production (The Manufacturing Guides). London: Thames and Hudson.
Werner, M. (2001). Model Making. New York: Princeton Architectural Press.