ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo

Compreensão da evolução da museologia como fundamento essencial para os novos desafios da curadoria contemporânea, nomeadamente na gestão, conservação, exposição, informação, divulgação e relação com
os diversos públicos. Aquisição de competências específicas e transversais para materializar projetos de curadoria, devidamente enquadrados e adaptados à realidade museológica atual.

Objetivos da aprendizagem

Sensibilizar para o nascimento da curadoria num contexto de transformações históricas na arte, ampliando o conhecimento sobre o seu desenvolvimento e as funções do curador;
Capacitar para a análise e avaliação das interações entre (i) aspetos formais, (ii) estrutura de gestão, (iii) agentes (funções) dos espaços – para a curadoria se desenvolver.
Incrementar o sentido autoral, criativo e de conhecimento transversal no projeto de curadoria;
Desenvolver competências na gestão do projeto de curadoria, sensibilizando para (i) estrutura/organização, tipos/modelos de curadorias; (ii) exigências de logística/meios técnicos/tecnologia; recursos humanos (funções); (iii) questões de comunicação; (iv) públicos/recepção do projeto; (v) questões estéticas, conceptuais, vinculadas às exigências do projeto; (vi) relações entre objetos e espaço/contexto e intervenções em contextos diversos; (vii) planificação, coordenação, manutenção, documentação;
Realização de novas propostas.

Conteúdos programáticos

Transformações históricas para o modelo expositivo;
Análise, avaliação das principais dinâmicas criativas na curadoria contemporânea (estudos de caso);
Organização: logística, recursos, papéis do curador e outros agentes implicados/níveis administrativos, produção, mediação, outros;
A curadoria enquanto projeto de autor, e os artistas enquanto curadores;
A relação do curador com as coleções, a ponderação de estratégias, conceitos, âmbitos/ espaços/ lugares/ contextos/ cultura(s), objetos, modos de apresentação;
Públicos e recepção (modelo de apresentação, conteúdos, relações com o lugar/ contexto/ interior/ exterior/ real/ virtual, outras sociais, culturais, políticas);
Iniciação à prática: i) preparação, investigação, considerações para a realização (conceitos/ autoria/ temas/ objetos/ artistas/ contextos/ produção/ montagem/ recepção);
Resultados, comunicação, arquivo: identidade/ imagem, meios de documentação e catalogação, informação e arquivo. Maqueta e dossier.

Metodologia de ensino

Aulas de perfil teórico­prático, análise de texto e imagem/ gráfico/ desenho, e outros documentos como vídeo – elementos exemplificativos de vários tipos de organização do projeto em contextos diversos, e de diversos modelos de curadoria contemporânea. Estimula­se o contato direto com o contexto e agentes reais (tanto e quando possível em contexto de aula, assim como no terreno, nomeadamente através de visitas de estudo a galerias/ museus/ exposições curadas).

Método de Avaliação

A avaliação é contínua:
(i) análise individualizada de textos e resumos críticos sobre a) as mudanças históricas e implicações para a curadoria e, b) organização e modelos de curadoria 20%
(ii) organização por grupos de uma proposta/projeto de curadoria 35%;
(iii) defesa final do projeto (em contexto simulado ou real). 35%.
(iv) participação e assiduidade 10%;

Bibliografia

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­Barker, E. (1999). Contemporary cultures of display. London: Yale University.
Montaner, J. M. (2003). Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gili.
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­Cook, S. (2010) Rethinking curating. Art after New Media. Cambridge: The MIT Press.
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­Obrist, H. U. (2009). A Brief History of Curating. Zúrich: JRP|Ringier y Les Presses du réel.