ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 6º semestre
HORAS TOTAIS 56
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 2


Resumo

A UC tem como objetivo principal, ainda que não único, permitir a obtenção, por parte dos
discentes de adquirir conhecimentos gerais para a importância da existência de normas de natureza ético-deontológicas aplicáveis à profissão, tendo como temas base a organização,
gestão e o desenvolvimento profissional com o objetivo de tomar competências ao nível conceptual e projetual dentro da lógica da profissão, dando a conhecer o funcionamento interno, a
gestão e a organização individual ou de uma empresa da área através de investigação ou estudo de casos, valorizando o domínio na organização do processo na prática profissional.

Objetivos da aprendizagem

Conhecer, distinguir e relacionar, na teoria e na prática, os pontos existentes entre ética e moral, ética e direito e ética e profissão;
Desenvolver a compreensão dos limites e parâmetros éticos e legais que podem circunscrever a sua atividade, agora e no futuro;
Conhecer a legislação existente para o exercício de artes plásticas e multimédia;
Conhecer o sistema, mercado, métodos, processos e práticas no âmbito de profissões ligadas às artes plásticas e multimédia;
Conhecer o processo de criação e gestão de empresas criativas e, nomeadamente, de espaços de trabalho como ateliers;
Adquirir competências para o desenvolvimento de um negócio, envolvendo o discente com o mundo real, dando a conhecer as fases importantes para a execução de um projeto desde a ideia à produção.

Conteúdos programáticos

Ética, moral e a atividade profissional. Ética e arte;
Legislação. Direitos de autores, propriedade industrial e direitos conexos;
Gestão na intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte;
Ateliers, empresas, sistemas profissionais na área da criatividade. Casos de estudo;
Criação e gestão de uma empresa. Cronograma de desenvolvimento e execução. Critérios jurídicos;
Produção e orçamentação. Vários tipos de produção. Processo produtivo. Analisar custos de um determinado produto. Planeamento e gestão da produção;
Gestão Financeira. Objectivos de financiamento. Demonstração de resultados de análise económico­ financeira;
Materialização/ simulação de um sistema de trabalho/negócio.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino assenta em aulas teórico­práticas, com uma dimensão expositiva e de investigação; e outra de simulação prática de situações reais. Serão fornecidos pelo docente suportes de apoio de diversa índole para discussão e analise ao longo do semestre. A componente de discussão e interação oral sobre os problemas simulados e apresentados será importante, bem como a desenvoltura prática no desenvolvimento dos exercícios práticos.

Método de Avaliação

A avaliação será contínua, tendo em atenção os objetivos dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre. Serão colocadas aos discentes propostas de trabalhos individuais e de grupo. A nota final será calculada por média ponderada de cada um dos trabalhos apresentados.

Bibliografia

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­Costa, D.F. (2014). Atelier ­ Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ­
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