ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 5º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórica
ECTS 3


Resumo

Exploração e análise de conceitos, fundamentos e abrangências de semiótica, em articulação com diversas dimensões da comunicação e multimédia. Semiótica e Comunicação Multimédia
é uma UC de tipologia teórica, em que serão e interpretados e fundamentados elementos comunicativos e representações simbólicas recorrendo a exemplos das artes plásticas e artes
digitais.

Objetivos da aprendizagem

Conhecer as noções fundamentais da semiótica;
Compreender os conceitos e elementos fundamentais da comunicação;
Identificar e transpor os conceitos da semiótica estendidos à comunicação multimédia e a objetos artísticos;
Identificar e compreender as polissemias da triangulação da arte, comunicação e multimédia;
Exercitar análises semióticas em objetos artísticos plásticos, multimédia e ambientes digitais.

Conteúdos programáticos

Signo, significação, semiologia e semiótica;
Propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas dos signos;
Teorias e modelos da comunicação;
Comunicação como processo, informação como objeto e meios de suporte;
Comunicação e semiótica, implicações e relações;
Usos estratégicos das diversas formas de comunicação (verbal, não verbal, icónica, plástica, multimédia);
Análise semiótica nas artes plásticas e projetos multimédia: representações, objetos e interpretações;
Multimédia e ambientes digitais: representação, simulação e imersão;
Aplicação dos conhecimentos de semiótica e semiologia na interpretação de objetos multimédia.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino é baseada numa abordagem teórica que promove um equilíbrio entre o ensino e a aprendizagem com incentivo ao trabalho autónomo e à capacidade de discussão e comunicação de interpretações e resultados.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente, com suporte a apresentações multimédia e outros elementos portadores de sentido, discutidos à luz dos conceitos explorados.
É ainda estimulada a discussão em grupo e a criação de trabalhos tendo em conta a aplicação dos conceitos explorados na UC, articulados com as competências técnicas dos estudantes, prosseguindo assim o alcance dos objetivos da aprendizagem.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e em grupo, assente na demonstração da assimilação de conteúdos teóricos e na sua transposição para interpretações e apresentações práticas (testes de avaliação, colaborações orais e aplicações práticas).

Bibliografia

Benoist, L. (1999). Signos, símbolos e mitos. Lisboa: Edições 70.
­Costello, V., Youngblood, S. e Youngblood, N. (2012). Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Oxon: Focal Press.
Hall, J. (1995). Dictionary of subjects and symbols in art. [S.l.]: Westview Press.
­Joly, M. (2003). A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70.
­Marcel, D. (2004). Messages, signs, and meanings: a basic textbook in semiotics and communication theory (3rd Ed.). [S.l.]: Canadian Scholars’ Press.
­Nataf, G. (1973). Symboles, signes et marques. [S.l.]: Berg.
­Neto, J. (2001). Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Ed. Perspectiva
­Ribeiro, N. (2012), Multimédia e Tecnologias Interactivas. 5ª Ed. Lisboa:FCA.