ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 4º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo

Muitos dos sistemas tecnológico-artísticos encontram-se baseados num processo, que consiste na estimulação dos sensores, na transmissão e condicionamento do sinal ativado e na aquisição de dados. Além da perspetiva histórica sobre a evolução das tecnologias de sensores torna-se necessário conhecer o tipo de sistemas de sensores disponíveis no mercado. Desenvolvimento de conhecimentos básicos em termos de programação de linguagens informáticas simples e a respetiva adequação ao controlo de sensores, principalmente da série Arduíno. Identificar e
conhecer diferentes tipos de sensores e atuadores. Selecionar os sistemas de medida mais indicados para determinadas situações e aproveitar diversas características dos sensores/transdutores. Programar os controladores de sensores.

Objetivos da aprendizagem

Conhecer os princípios fundamentais da eletrónica;
Conseguir identificar, distinguir e classificar os principais tipos de sensores e atuadores, suas características, interfaces e potenciais domínios aplicacionais;
Conhecer os princípios, conceitos e técnicas fundamentais de utilização de sensores e atuadores;
Proporcionar um conhecimento básico de programação que permita a modificação de alguns programas de controlo existentes;
Desenvolver aptidões que possibilitem a programação e configuração de pequenos sistemas modulares do tipo Arduíno ou equivalente, passíveis de serem utilizados em aplicações artísticas.

Conteúdos programáticos

Conceitos básicos de eletrónica, ferramentas e componentes;
Análise introdutória dos diversos sensores, suas características, interfaces e aplicações: sensores de força, binário e peso; piezoeléctricos, piezoresistivos e piroeléctricos; tácteis e pele artificial; de proximidade e de distância; óticos e visão artificial; olfato artificial; Sensores especiais: identificação por radiofrequência e sensores sem fios, sensores inteligentes;
Análise de micro­controladores e atuadores. Suas caraterísticas e aplicações. Estudo de casos;
Introdução ao Hardware Arduino;
Introdução geral à programação;
Análise de diferentes linguagens de programação. Foco na programação Arduino;
Desenvolvimento de projetos eletrónicos de pequena dimensão.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino promove a relação entre o ensino pelo docente de elementos teóricos e técnicos e o desenvolvimento de exercícios práticos onde será privilegiada a experimentação e exploração com os materiais fornecidos.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com conteúdos teóricos e a demonstração de exemplos de hardware e programação.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios práticos de criação de pequenos projetos eletrónicos, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada um dos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia

Banzi, M. (2009). Getting Started with Arduino. Sebastopol: O’Reilly, Make Books.
­Evans, E. (2011). Beginning Arduino Programing, Writing Code for the most Popular Microcontroller Board in the World. New York: Technology in Action.
­Lowe, D. (2012). Electronics All­in­One For Dummies. New York: Wiley & Sons, Inc.
­McRoberts, M. (2009) Arduino Starters Kit Manual ­ A Complete Beginners guide to the Arduino, Earthshine Design (Open Source, Recuperado de http://math.hws.edu/vaughn/cpsc/226/docs/askmanual.pdf).
­Soloman, S. (2010). Sensors Handbook. New York: McGraw Hill.