ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 4º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8
Resumo
Desenvolver a sensibilidade sonora, através da compreensão e assimilação dos princípios da teoria do som. Proporcionar a compreensão do comportamento dos mecanismos de perceção auditiva e masterização digital. Explorar o conhecimento de um vasto leque de tecnologias sonoras, através da aquisição de conceitos e planeamento de som, desde a ideia até ao produto final. Desenvolver uma contextualização histórica e tecnológica que permita a criação de critérios de qualidade no desenvolvimento de materiais sonoros.
Desenvolver a sensibilidade visual, através da compreensão e assimilação dos princípios da teoria da luz. Proporcionar a compreensão do comportamento do fenómeno visual da luz e dos mecanismos de perceção e edição digital, e a passagem do espaço real ao espaço virtual. Explorar o conhecimento de um vasto leque de tecnologias visuais, através da aquisição de conceitos e planeamento da imagem, desde a ideia até ao produto final. Composição e renderização de luz no espaço virtual, através da utilização de software, do espaço bidimensional ao espaço tridimensional.
Objetivos da aprendizagem
Compreender o comportamento da luz e dos mecanismos de percepção;
Composição e renderização de luz no espaço virtual, nos espaços bidimensional e tridimensional;
Desenvolver competências no design de luz para diferentes media e edição de obras para exposições e instalações artísticas;
Capacidade de manipulação em tempo real do sinal de luz através de aplicações multimédia interativas;
Dotar os estudantes de conhecimentos que permitam formar critérios de qualidade no desenvolvimento de materiais visuais e a respetiva integração com a componente sonora e viceversa;
Desenvolver a sensibilidade sonora e musical;
Conhecer o aparelho auditivo, fenómenos físicos do som e seu funcionamento;
Compreender a importância do som e música digitais nos sistemas multimédia interativos;
Desenvolver competências para criação e desenvolvimento de soluções finais de som e música digitais;
Desenvolver competências na manipulação de equipamentos e software na área do som e luz.
Conteúdos programáticos
Evolução da luz e da imagem digital durante o século XX. Estudo de casos;
Definição de Luz. Adição e subtração de luz. Comportamentos da Luz. Espectro das ondas eletromagnéticas. Fontes de luz.
O desenho da luz no espaço. Fluxo luminoso e luminância.
Edição e compreensão da luz na fotografia e vídeo digital.
Correção e otimização dos níveis de luz e contrastes.
Utilização da luz na imagem no espaço virtual. Edição e correção de luz no software After Effects.
Desenho de som Audição e análise de obras;
Perceção auditiva / qualidade sonora; Princípios do áudio digital;
Efeitos sonoros Conceitos gerais. Som e efeitos sonoros no cinema;
Editores de Som Stereo. Equipamentos. Sistemas sonoros stereo e surround. Sintetizadores, samplers e loops e bibliotecas de sons;
Softwares multipistas: Audacity e Adobe Audition ;
Projetos com componentes audio e visuais.
Metodologia de ensino
A Unidade curricular assenta numa metodologia mista, com uma dimensão teórica e outra prática.
Os conteúdos teóricos são acompanhados por suporte audiovisual e complementados por exposição prática. Pretendese, desta forma, dotar os discentes de conhecimentos teóricos suportados, de modo sólido, por uma realidade operacional. Neste contexto, privilegiarseá a utilização dos equipamentos e dos softwares ao longo da disciplina como forma de facilitar a interação entre os assuntos de matéria conceptual e a sua execução prática.
O desenvolvimento de exercícios práticos, de complexidade progressiva, fomentará a aplicação dos conhecimentos transmitidos aos estudantes e servirá para verificar a evolução e o empenho destes na sua resolução.
Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assente maioritariamente em trabalhos práticos.
Bibliografia
Alten, S. (2013). Audio in Media. Cengage Learning.
Carlson, V. e Carlson, S. (1991). Professional Lighting Handbook. Oxford: ButterworthHeinemann.
Crook, T. (2013). The Sound Handbook. London: Routledge.
Farnell, A. (2010). Designing Sound. Boston: MIT Press.
Fonseca, N. (2012). Introdução à Engenharia de Som, Lisboa: FCA.
Lyons, C. (1998). Guide to Audio Systems for Vídeo Production, Shure (Recuperado:http://cdn.shure.com/publication/upload/849/audiosystemsguideforvideoandfilmproduction english.pdf).
Küppers, H. (1985). Fundamentos de la teoría de los colores. Barcelona: Gustavo Gili.
Swainson, G., Lyver, D. (1999). Basics of Video Lightning, Oxford: Focal Press.
Yot , R. (2011). Light for Visual Artists: Understanding & Using Light in Art & Design. London: Laurence King Publishing.
Woodhall, W. (2010). Audio Production and Postproduction. Jones & Bartlett Learning.