ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórica
ECTS 3


Resumo

O artesanato é tradicionalmente a produção de carácter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção
(sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família na sua própria casa, realizando as distintas etapas da produção, desde a preparação da matéria-prima, até ao acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de um produto específico. Desenvolver no estudante a destreza necessária à execução de protótipos para produção artesanal no âmbito de pequenas empresas.

Objetivos da aprendizagem

Adquirir conhecimentos sobre os diferentes sectores com tradição na produção artesanal e respetivos métodos de produção: (i) desenvolvendo competências para realizar obras contemporâneos mas com raízes no artesanato tradicional e/ ou utilizando as suas técnicas de produção;
Adquirir aptidões para adaptar as potencialidades deste sistema de produção na execução de protótipos, pequenas séries de produtos ou na constituição de pequenas empresas domésticas (ii);
Desenvolver as competências necessárias para o método de projetar uma obra, fomentando a destreza manual (iii).

Conteúdos programáticos

Breve introdução histórica: (i) conceito e as diversas atividades artesanais; (ii) As origens do artesanato; (iii) análise crítica de imagens.
O artesanato em vidro, madeira, barro, papel, pedra, têxteis, elementos vegetais;
Organização, segurança e método de trabalho artesanal: (i) Conhecimento e manipulação de máquinas/ ferramentas, para produção artesanal; (ii) Levantamento de oficinas artesanais na região e métodos de produção; (iii) Adaptação da produção às novas tecnologias e ao design contemporâneo;
Execução de protótipos para a produção artesanal.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino é de cariz teórico­prático. Transmitem­se conteúdos através de informação verbal, visual, da manipulação de materiais, ferramentas e produtos obtidos por métodos artesanais. Visitas a oficinas artesanais c/ levantamento de processos utilizados e desenvolvimento orientado de práticas, debate e fundamentação.
Avaliação contínua, em modo teórico­prático: analisam­se os trabalhos produzidos ao longo do semestre, traduzindo­se num portfólio (c/ ilustrações e uma reflexão crítica).

Método de Avaliação

A nota final resulta de:
Exercício de pesquisa (20%);
Execução de protótipos na aula e portfólio (c/ ilustrações e uma reflexão crítica).
(onde se refletirão as diferentes fases do processo e a fundamentação das opções tomadas na elaboração) (30%);
Qualidade do material de apoio à produção do trabalho: esboços, experiências resultantes da aplicação das técnicas usadas (30%);
Apresentação do trabalho desenvolvido para desenvolver agilidade e hábitos de argumentação, critica e reflexão (10%).

Bibliografia

Ares, J. (2005). O metal: técnicas de conformação, forja e soldadura. Lisboa: Estampa.
­Beveridge P. et al. (2004). O vidro: técnicas de trabalho de forno. Lisboa: Estampa.
­Chavarria, J. & Vigué, J. (1997). A cerâmica. Lisboa: Estampa.
­Perdigão, T. (2002). Tesouros do Artesanato Português: Têxteis. Primeira Edição.Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo.
­Perdigão, T. (2001). Tesouros do Artesanato Português: Madeiras, Fibras, Vegetais, Materiais Afins: Primeira Edição, Lisboa/ São Paulo: Editorial Verbo.
­Perdigão, T. (2003). Tesouros do Artesanato Português: Olaria e Cerâmica. Primeira Edição, Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo.
­Perdigão, T. (2007). Tesouros do Artesanato Português. Papel, Scrimshaw, Pedra e Metais. Primeira Edição, Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo.
­Teixidó, J. & Santamera, C. (2001). A talha: escultura em madeira. Lisboa: Estampa.