ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTAcTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3
Resumo
Noções básicas de fotografia digital e de tratamento de imagem. Aperfeiçoamento de técnicas de representação fotográfica para o desenvolvimento de conceitos na concepção do produto, na sua divulgação e consequente comercialização. Análise e experimentação de diferentes técnicas de fotografia digital. Manuseamento das ferramentas de manipulação diretas (câmaras e produção de imagem). Experimentação das principais ferramentas de tratamento digital de imagem. Consciencialização e reflexão sobre o valor de uma imagem na nossa sociedade. A importância da representação em imagem. Desenvolver técnicas de correção e manipulação fotográfica digital de uma imagem.
Introdução às competências básicas da colorimetria, através do domínio do raciocínio analítico, dos instrumentos conceptuais de suporte ao desenvolvimento de projetos, quer analógicos quer digitais. Mostrar o valor na linguagem visual, como na sua manipulação aplicada em diversos suportes. Expor os princípios sensoriais da cor fundamentados na teoria e prática. Estudo dos sistemas de cor, assim como a sua linguagem cromática.
Objetivos da aprendizagem
Conhecer a evolução e a visão da cor;
Saber relacionar a interação da cor, nas suas transparências, volume, sombras, harmonias complementares e contrastes de luminosidade, saturação, matiz, temperatura e proporções;
Conhecer a psicologia e simbologia das cores, efeitos e reações psicofisiológica e fisiológica da cor;
Dominar a colorimetria e aplicação da cor, através dos vários sistemas de cores, ritmos, equilíbrios, proporções e escala.
Compreender os conceitos, conteúdos e caraterísticas técnicas de uma imagem;
Conhecer a linguagem de composição visual e fotográfica;
Dominar as técnicas, ferramentas e vocabulário existente na área da fotografia captação, processamento e tratamento nomeadamente através dos equipamentos e softwares referência;
Desenvolver a capacidade de trabalhar em estúdio, modelando o ambiente;
Conteúdos programáticos
Evolução histórica da percepção da cor;
Visão da cor, mecanismos da visão, do olho e do cérebro;
Colorimetria. Características da cor: matiz, saturação, luminosidade;
Roda de cores. Relação entre cores. Harmonia;
Psicologia das cores;
Dados gerais e parâmetros técnicos da observação e interpretação das imagens;
Os elementos morfológico das imagens e o seu sistema compositivo;
Introdução à fotografia, conceitos básicos de uma câmara fotográfica;
Diferentes tipos de formatos digitais. Transferência entre suportes e plataformas;
Distintos registos fotográficos, velocidade no obturador, abertura no diafragma, profundidade de campo, pormenores e representação em estúdio;
Tratamento de imagens com suporte nos softwares Adobe Photoshop e Lightroom;
Metodologia de ensino
A UC apresenta uma dinâmica teóricoprática recorrendo ao ensino direto onde é fomentada a participação individual e em grupo e a realização de exercícios sobre os conteúdos discutidos. Privilegiase uma metodologia de trabalho ativa, baseada no desenvolvimento de exercícios.
O ensino da componente teórica baseiase na apresentação dos conceitos da cor nas suas dimensões, dos princípios fundamentais de uma imagem, sua composição e morfologia, bem como sobre os elementos práticos de utilização dos equipamentos de registo fotográfico e dos softwares de tratamento de imagem. A componente de aprendizagem prática fundamentase no desenvolvimento de exercícios de complexidade progressiva, com orientação técnica por parte do docente, onde deverão ser aplicados os conhecimentos transmitidos aos estudantes e verificada a evolução e o empenho destes na sua resolução.
Método de Avaliação
A avaliação é contínua e individual, com base no processo de desenvolvimento dos vários exercícios propostos.
Bibliografia
ADOBE Inc. (2015). Adobe Lightroom CC Help. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/lightroom_reference.pdf).
Emanuel, W. (1976). Guia prático de fotografia. Lisboa: Presença.
Langford, M. (1996). Fotografia básica. Lisboa: Dinalivro.
Kobayashi, S. (1998). Colorist: a practical handbook for personal and professional use. Tokio: Kodansha.
Krause, J.(2002). Color índex: over 1100 color combinations, CMYK and RGB formulas for print and web media. Cincinnati, Ohio: How design books.
Küppers, H.(1985). Fundamentos de la teoría de los colores. Barcelona: Gustavo Gili.
Smith, E.(1976). Fotografia: Técnicas e Truques. Lisboa: Presença.
(S.a.) (1983). Foto: guia prático de fotografia. Rio de Janeiro: Salvat.
Soares, O.(1993). Colorimetria aplicada e industrial: a importância da cor, na garantia de qualidade… no design e nas artes plásticas. (S.l.): CETO – Centro de Ciências e Tecnologias Opticas.
Wong, W. (2007). Princípios del diseño en color. Barcelona: Gustavo Gili.