ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórica
ECTS 3


Resumo

Análise de diversos discursos textuais e praticados em redes sociais; metáforas, ícones e cenários de origem virtual. Refletir
sobre a questão da escrita no âmbito do contexto tecnológico da pós-modernidade. Determinar o lugar da ciberliteratura e dos seus derivados no seio da comunicação humana e pós-humana. Analisar composições ciber literárias e questionar os modos de produção e de recepção de tais ciber textos. Descrever aspectos do imaginário e da mitologia associados à ciberliteratura.

Objetivos da aprendizagem

Compreender o processo evolutivo da escrita;
Identificar vários tipos de linguagens;
Compreender diferenças e complementaridades entre o real e o virtual: realidade virtual ou virtualidade real;
Identificar e analisar formas de escrita e linguagem dos processos info­comunicacionais nas comunidades virtuais.

Conteúdos programáticos

História e evolução da escrita, do arcaico ao digital;
Tipos de linguagem, novas linguagens virtuais, linguagens visuais dinâmicas e música electrónica;
O mundo virtual/ digital como complemento, substituição ou extensão do real;
Ciberespaço, cibercultura e cibernativos;
As novas narrativas do hipertexto, multimédia e hipermédia;
Estilos textuais dos ambientes virtuais: redes sociais, websites, blogues, correio electrónico.

Metodologia de ensino

Esta é uma UC com uma forte incidência em conhecimentos de base teórica para o desenvolvimento de conceitos, realidades e interpretações dos mesmos.
A metodologia de ensino promove o ensino pelo docente, através da exposição e explicação realizada através de sessões de exposição de informação com suporte a apresentações multimédia, promovendo a participação ativa dos alunos na interpretação e discussão de conteúdos.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios de reflexão e pesquisa de informação e pela apresentação de interpretações subjetivas corroboradas ou contrapostas em literatura existente, por forma a consolidar de forma ativamente e com êxito os objetivos propostos.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e em grupo e assenta na demonstração da assimilação de conteúdos teóricos, através da realização e apresentação de trabalhos teóricos (realização e apresentação de trabalhos de pesquisa).

Bibliografia

­Gomes, N. (2008). Língua portuguesa no século XXI: um olhar preliminar para a escrita na era da internet. Cadernos do Cnlf, 12, (04) (Recuperado: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/04/07.pdf).
­Lévy, P. (1999) Cibercultura. São Paulo: UNESP
­Macedo, T. (2011). O livro como suporte da escrita: evolução e tendências atuais. Brasília: Universidade de Brasília (Recuperado: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2570/1/2011_ThiagoSilvaMacedo.pdf).
­Manovich. L. (2001). The language of new media. Massachussets: MIT Press.
­Parisi, T. (2015). Learning Virtual Reality: Developing Immersive Experiences and Applications for Desktop, Web, and Mobile. New York: O’Reilly Media.
­Queiroz, R. (2009). A informação escrita: do manuscrito ao texto virtual. In Atas do IX Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, Salvador da Baia: (Recuperado: http://www.cinform­anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/RitaQueiroz.pdf)