ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8


Resumo

Técnicas de desenho aplicadas às artes performativas.

Objetivos da aprendizagem

Recuperar e desenvolver algumas práticas abordadas e experimentadas nas UC Desenho I e II, revisitando­ as através do desenho, numa perspetiva da produção artística contemporânea;
Adquirir um método para a atividade projetual e de investigação em áreas performativas e instalações artísticas no âmbito do desenho;
Desenvolver competências de investigação, situando a importância do desenho no panorama artístico contemporâneo.

Conteúdos programáticos

O desenho como prática instrumental: (i) processo e projeto; (ii) funções e tarefas;
Desenvolvimento do equilíbrio, forma, ritmo, composição, ponto­chave e densidade do desenho como projeto; análise crítica e avaliação dos resultados obtidos;
Faseamento entre a formalização, concepção e ilustração; Identificação do processo individual de desenhar;
A complexidade para além do binómio ordem­desordem e a imaginação indisciplinada no desenho

Metodologia de ensino

São transmitidas conceções teóricas vinculadas ao desenho, abordando ações dinâmicas; a adequação de exploração dos meios, suportes e instrumentos; planificação e instrumentalização de recursos no ensejo de projetos autorais.
Avaliação contínua:

Método de Avaliação

Exercício de pesquisa e apresentação (20%).
Trabalho realizado em aula, acompanhado de trabalho escrito refletindo as diferentes fases do processo e fundamentando opções tomadas durante o seu desenvolvimento, e análise crítica ao trabalho desenvolvido (30%).
Qualidade do material de apoio à produção do trabalho (30%);
Apresentação do trabalho aos colegas e ao docente de modo a desenvolver agilidade e hábitos de argumentação, critica e reflexão (10%);
Empenho/ atitude/ participação/ pontualidade/ organização/ desenvolvimento do trabalho/ criatividade (10%).

Bibliografia

Molina, J. G. (1999). Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Cátedra.
­Hale, R. (1989). Drawing lessons from the great masters. NewYork: Watson­Guptill.
­Massironi, M. (2000). Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70. ­ Parramon, J. (1983). Cómo dibujar la figura humana (14a ed.). Barcelona: Parramón.
­Parramon, J. (2008). Fundamentos do desenho artístico. Brasil: Martins Fontes.
­Vaz, S. (2003). 4 modos de desenho para uma percepção desenvolvida: o desenho do natural como método pedagógico. PSIAX, 2, 35­43.