ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8


Resumo

Introdução aos princípios e técnicas fundamentais da visualização tridimensional para produções digitais. Ferramentas e
técnicas para representação e visualização tridimensional de objetos, em suporte digital. Demonstrar e compreender os
conceitos básicos da linguagem tridimensional e a sua aplicação nas técnicas de visualização tridimensional. Compreender as relações de luz, tom, cor, perspectiva e proporção na representação bidimensional de objetos tridimensionais. Aplicação das teorias e práticas de modelação tridimensional no domínio digital, utilizando o software da área líder de mercado.

Objetivos da aprendizagem

Compreender os princípios subjacentes à animação como meio de expressão visual de uma narrativa;
Conhecer as tipologias de animação digital bidimensional e tridimensional;
Compreender o processo de trabalho inerente ao desenvolvimento de uma animação, bem como os recursos necessário;
Compreender a potencialidade e funcionamento das diferentes aplicações para desenvolver a capacidade de escolha da metodologia mais indicada na abordagem a cada projeto específico e para alcançar a expressão visual desejada;
Conhecer as técnicas e ferramentas fundamentais existentes nas aplicações digitais referência no mercado que permitem o desenvolvimento de animações 2D e 3D;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário e conceitos relacionados com as ferramentas digitais discutidas;
Desenvolver a competência para criar uma breve animação, quer com as tecnologias digitais de 2D, quer com as de 3D.

Conteúdos programáticos

Breve história da animação;
Os 12 princípios fundamentais da animação;
4 Tipologias principais de animação: Animação com desenhos; Animação com recortes; Animação com modelos ou Stop­Motion; Animação 3D gerada por computador. Sub­categorias e técnicas mistas. Estudo de casos;
Processo de animação: desde a criação da história e personagens até à pós­produção;
Panorama geral das aplicações digitais 2D disponíveis: Adobe Photoshop, Abobe Flash, Abobe After Effects; Synfig Studio; Toon Boom Studio; Softpedia Creatoon; Autodesk Sketchbook;
Panorama geral das aplicações digitais 3D disponíveis para modelação, animação e renderização: Adobe Fuse; ZBrush; Blender; Maxon Cinema 4D; Autodesk Maya; Autodesk 3DS Max; Rhinoceros; Renderman; V­ Ray;
Exploração de um grupo de aplicações digitais para animação 2D e desenvolvimento de uma animação em 2D;
Exploração de um programa digital de modelação, animação e renderização 3D e desenvolvimento de uma breve animação em 3D.

Metodologia de ensino

Esta é uma unidade curricular de 3o semestre, momento em que deve ser estimulada autonomia nos estudantes. Nesse sentido a metodologia de ensino promove um equilíbrio entre o ensino pelo docente de elementos teóricos e técnicos e a experimentação prática pelo estudante.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com conteúdos teóricos, visionamento e análise de casos de estudo e explicação de algumas técnicas através de softwares de referência.
A componente de aprendizagem é realizada através de exercícios práticos de desenvolvimento de uma curta animação digital 2D e de uma 3D, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada um dos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia

ADOBE Inc. (2015). Adobe Flash Pro Help. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/flash_reference.pdf). ­ Maxon Co. (2015). Cinema 4D R17 Quickstart Manual. (Recuperado de http://http.maxon.net/pub/r17/doc/Quickstart_CINEMA_4D_R17_EN.pdf.
­Spencer Drate, Judith Salavetz (2010). VFX artistry : a visual tour of how the studios create their magic. Amsterdam: Elsevier: Focal press.
­Williams, R. (2009). The Animator’s Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. Londres: Faber & Faber.
­White, T. (2006). Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator. Londres. Focal Press.
­Withrow, S. (2009). Secrets of Digital Animation. Beverly, M.A.: Rockport Publishers.
­Wyatt, A. (2010). The Complete Digital Animation Course: Principles, Practices and Techniques: A Practical Guide for Aspiring Animators. New York: Barron’s Educational Series.