ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 140
HORAS DE CONTACTO 72
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 5


Resumo

Unidade sequencial a práticas emergentes nas artes. Correção da experimentação em relação ao método da produção. Conhecimento de técnicas comerciais com aplicação a obras artísticas que permita ao artista maior controlo sobre a ideia e a obra.

Objetivos da aprendizagem

Compreender o papel de um processo investigativo na criação artística;
Proporcionar uma visão abrangente, progressiva, contextualizada das pesquisas, processos e métodos de criação artística;
Estimular a crítica das problemáticas associadas à criação artística;
Desenvolver modos de produção a partir das relações entre procedimentos, linguagens e materiais;
Consolidar pesquisas que articulem vários campos das artes visuais: artes plásticas, arquitetura, design, cinema, vídeo e web­arte;
Estudar o impacto das tecnologias nas artes visuais;
Desenvolver capacidades de observação e reflexão que permitam maior controlo sobre a ideia e a obra do artista;
Entender as mudanças que influenciam as formas dos objetos e as influências mútuas;
Desenvolver a sensibilidade estética, o sentido crítico e a abrangência cultural.

Conteúdos programáticos

Métodos e processos de criação artística;
Cenários possíveis na criação artística;
Análise estrutural com identificação de palavras­chave e conceitos;
Identificar desafios estratégicos e objetivos associados;
Análise morfológica dos corpos componentes da obra;
Esquematizar os impactos cruzados na obra, face ao público­alvo;
Análise e avaliação final da obra e conceito implicado;
Pesquisa e criação de cenários com ligação entre os vários campos das artes visuais: artes plásticas, arquitetura, design, cinema, vídeo e web­arte;
Pesquisa e análise do impacto das tecnologias nas artes visuais através da análise de eventos de arte contemporânea;
Desenvolvimento de obras visuais a partir de relações de linguagens e materiais.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino assenta em estratégias através das quais o docente prepara uma discussão coletiva com base em debates em que os estudantes, individualmente ou em conjunto, participam em análises que perspetivam a troca de saberes.
Sobre os temas abordados em cada sessão letiva é apresentada uma síntese da aula e a referida bibliografia de apoio. São apresentados, visualizados e discutidos documentos fotográficos e vídeos temáticos sobre objetos e obras de arte, assim como monografias e revistas da especialidade.

Método de Avaliação

Haverá sessões letivas dedicadas à realização de trabalhos/ obra segundo o esquema da criação artística. O regime de avaliação é de natureza contínua. Incidirá sobre um trabalho/ obra realizado durante as aulas, complementado por um trabalho escrito e respetiva apresentação.
Classificação final: realização do trabalho/ obra 40%, realização do trabalho escrito 40%, apresentação do trabalho 20%.

Bibliografia

Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. 2005.
­Pearson, M. (2011). Generative art: a practical guide using processing. New York: Manning Publications.
­Steven, M. (2011). Cross­cultural issues in art: frames for understanding. New York: Routledge.
­Tschimmel, K. (2011). Processos criativos: A emergência de ideias na perspetiva sistémica da criatividade. Matosinhos: Edições ESAD.
­Walliman, N. (2001). Your research project: a step­by­step guide for the first­time researcher. London: Sage. ­
Zamboni, S. (1998). A pesquisa em artes. Um paralelo entre a arte e ciência. Campinas: Editora Autores Associados.