ÁREA CIENTÍFICA DSG
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8

Resumo

A unidade curricular de Web design tem como objetivo desenvolver competências nos estudantes que lhes permitam dominar as principais ferramentas de conceção, desenvolvimento, edição, produção e gestão de estruturas e conteúdos Web. Esta unidade curricular utiliza o conhecimento apreendido nas unidades anteriores, nomeadamente em Informática Aplicada ao Design, para conjugar de forma integrada a utilização dos diversos softwares de edição digital.

Objetivos da aprendizagem

Conhecimento sobre o funcionamento da Web nas suas diferentes plataformas;
Conhecer os princípios de design e composição gráfica para suporte web;
Compreender o processo de trabalho inerente ao desenvolvimento de uma página web;
Desenvolver competências para a conceção, desenvolvimento, edição, produção e gestão de páginas web e seus conteúdos;
Aprofundar competências na manipulação de aplicações digitais que permitem a conceptualização de páginas web, tal como Adobe Photoshop e Illustrator;
Desenvolver competências sobre aplicações digitais específicas para a criação e operacionalização de páginas web, como o Adobe Muse, Edge Reflow, Dreamweaver e Fireworks;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário adequado à área de conhecimento.

Conteúdos programáticos

Breve história; Estado da arte; Estudo de casos;
Tipologias de páginas web. Análise da estrutura e composição;
Princípios de composição para web: hierarquia visual, proporção áurea, redução de opções (Lei de Hicks), dimensão adequada à importância (Lei de Fitts), regra dos terços, gestão do espaço branco, simplicidade (Occam’s Razor) e as 7 leis de Gestalt;
Princípios de Web Design: definição de objetivos, clareza de comunicação, cores, conteúdos (tipografia, imagens, videos), navegação, grelha, composição em “F”; tempo de carregamento, responsividade;
Breve abordagem a linguagens de programação e marcação;
Análise de abordagens WYSIWYG como o Adobe Dreamweaver;
Metodologia de projeto: desde o briefing, conceptualização, maquetização, implementação, validação, otimização para diferentes browsers e plataformas, alojamento online, manutenção e estatísticas;
Desenvolvimento de páginas web com apoio nos softwares Adobe Muse, Edge Reflow e Fireworks.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino promove um equilíbrio entre o ensino pelo docente de elementos teóricos e técnicos e a experimentação e execução prática pelo estudante.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte em apresentações multimédia com conteúdos teóricos, visionamento e análise de casos de estudo e manipulação de softwares de referência.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de um projeto que se estende ao longo do semestre, dividido em várias fases de forma a integrar as diferentes etapas de desenvolvimento de uma página web e, assim, permitindo a integração dos conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada uma das fases do trabalho prático e na participação dos estudantes.

Bibliografia

ADOBE Inc. (n. d.). Adobe Muse: Building your first website. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/muse_reference.pdf).
­ADOBE Inc. (2015). Adobe Dreamweaver CC Help. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/dreamweaver_reference.pdf).
­Beer, G. (compil.) (2006). Web design index by content 02. Amsterdam: Singapore: The pepin press: Agile rabbit.
­Burgoyne, P. & Faber, L. (2001). Browser 3.0: the internet design project USED. London: Laurence King.
Nettleton, N. et al. (2006). Web design start here: all you need to create your own fantastic websites. Cambridge: Ilex, cop.
­Götz, V. (2002). Retículas para internet y otros soportes digitales. Barcelona : Index book, cop.