ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 140
HORAS DE CONTACTO 72
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 5

Resumo

Investigação e produção científica em artes. Exploração e análise de ideias em termos de gestão de projeto e suas diversas componentes. Organização de métodos de trabalho e ferramentas necessárias em projetos artísticos.

Objetivos da aprendizagem

Adquirir conhecimentos a respeito da particularidade dos métodos de investigação artística;
Identificar e interligar as diferentes fases de planificação e preparação do projeto artístico para sua execução;
Compreender a estrutura e fomentar a apresentação da planificação (de um projeto no âmbito artístico) de forma detalhada;
Desenvolver propostas que reúnam todos os requisitos vinculados aos projetos artísticos.

Conteúdos programáticos

Metodologias teórico­práticas de pesquisa/ investigação e de planificação artística; 2. Definições de projeto artístico;
Fases para a planificação e gestão de um projeto;
Desenvolvimento de temáticas e processos criativos;
Objetivos gerais e específicos de uma planificação;
Processos, materiais, técnicas e tecnologias, abordagens e estratégias conceptuais; 7. Planeamento, memória descritiva e justificativa;
Apresentação e seleção de propostas.

Metodologia de ensino

Esta é uma UC de 2º semestre, onde os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos exigem uma grande interação com as competências anteriores dos estudantes e com as restantes UCs práticas. A metodologia de ensino promove um equilíbrio entre o ensino pelo docente e a aprendizagem do estudante, articulada com essas competências e práticas transversais.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia e através da demnostração de metodologias específicas.
A componente de aprendizagem é realizada através da realização prática de planificações, delimitando as suas fases e elementos fundamentais que possa permitir a sua execução, e aplicar assim os conteúdos teóricos assimilados, permitindo alcançar os objetivos propostos para a UC.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua e assenta no registo de conhecimentos concretos e na sua aplicação prática (teste de avaliação, trabalhos de grupo e apresentações).

Bibliografia

Costa, D.F. (2014). Atelier ­ Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ­ Debord, G. (2012). A sociedade do espectáculo. Lisboa: Antígona.
­Ferreira, A. (2014). Creative Processes in Art: Proceedings of the International Colloquium. Lisboa: FBAUL. ­ Guimarães J., Neves T. (2013). A comunidade dança? Reflexão sobre projectos de intervenção artística em contextos rurais. In Educação, Sociedade e Cultura, n.o 40. Pp 147­163. ( Recuperado em http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC40_J_Guimaraes_T_Neves.pdf )
­Molina, A., Santos, I., Rattes, P. Almeida T., Santos V. (Org.) (2013). Guia FUNCEB – Elaboração e realização de propostas culturais. Brasil: Secretaria da Cultura. (Recuperado em http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/wp­content/uploads/2013/03/guia­funceb­web.pdf).
­Santo, M. (1989). Fontes remotas da cultura portuguesa. Lisboa: Assírio & Alvim.