ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 140
HORAS DE CONTACTO 72
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 5
Resumo
Investigação e produção científica em artes. Exploração e análise de ideias em termos de gestão de projeto e suas diversas componentes. Organização de métodos de trabalho e ferramentas necessárias em projetos artísticos.
Objetivos da aprendizagem
Adquirir conhecimentos a respeito da particularidade dos métodos de investigação artística;
Identificar e interligar as diferentes fases de planificação e preparação do projeto artístico para sua execução;
Compreender a estrutura e fomentar a apresentação da planificação (de um projeto no âmbito artístico) de forma detalhada;
Desenvolver propostas que reúnam todos os requisitos vinculados aos projetos artísticos.
Conteúdos programáticos
Metodologias teóricopráticas de pesquisa/ investigação e de planificação artística; 2. Definições de projeto artístico;
Fases para a planificação e gestão de um projeto;
Desenvolvimento de temáticas e processos criativos;
Objetivos gerais e específicos de uma planificação;
Processos, materiais, técnicas e tecnologias, abordagens e estratégias conceptuais; 7. Planeamento, memória descritiva e justificativa;
Apresentação e seleção de propostas.
Metodologia de ensino
Esta é uma UC de 2º semestre, onde os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos exigem uma grande interação com as competências anteriores dos estudantes e com as restantes UCs práticas. A metodologia de ensino promove um equilíbrio entre o ensino pelo docente e a aprendizagem do estudante, articulada com essas competências e práticas transversais.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia e através da demnostração de metodologias específicas.
A componente de aprendizagem é realizada através da realização prática de planificações, delimitando as suas fases e elementos fundamentais que possa permitir a sua execução, e aplicar assim os conteúdos teóricos assimilados, permitindo alcançar os objetivos propostos para a UC.
Método de Avaliação
A avaliação é contínua e assenta no registo de conhecimentos concretos e na sua aplicação prática (teste de avaliação, trabalhos de grupo e apresentações).
Bibliografia
Costa, D.F. (2014). Atelier Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Debord, G. (2012). A sociedade do espectáculo. Lisboa: Antígona.
Ferreira, A. (2014). Creative Processes in Art: Proceedings of the International Colloquium. Lisboa: FBAUL. Guimarães J., Neves T. (2013). A comunidade dança? Reflexão sobre projectos de intervenção artística em contextos rurais. In Educação, Sociedade e Cultura, n.o 40. Pp 147163. ( Recuperado em http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC40_J_Guimaraes_T_Neves.pdf )
Molina, A., Santos, I., Rattes, P. Almeida T., Santos V. (Org.) (2013). Guia FUNCEB – Elaboração e realização de propostas culturais. Brasil: Secretaria da Cultura. (Recuperado em http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/wpcontent/uploads/2013/03/guiafuncebweb.pdf).
Santo, M. (1989). Fontes remotas da cultura portuguesa. Lisboa: Assírio & Alvim.