ÁREA CIENTÍFICA CSC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 1º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórica
ECTS 3
Resumo
Cognição e processos constitutivos das representações e visões do mundo, e a sua implicação na teoria e prática artística. Relação entre processos psicológicos dominantes e
representação da informação nas artes plásticas e multimédia.
Objetivos da aprendizagem
Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre a cognição e os processos constitutivos das visões do/ sobre o mundo;
Analisar a interação das questões da memória, da linguagem, da receção e interpretação nos processos cognitivos;
Avaliar as implicações destes fenómenos na teoria e na prática das artes plásticas e multimédia.
Conteúdos programáticos
A cognição; modelo de processamento da informação e os domínios da psicologia cognitiva moderna.
Percepção visual; sensações, funções e registos sensoriais; reconhecimento de padrões, profundidade e movimento; forma e fundo, partes e o todo (Teoria geral de sistemas e Gestalt).
A imagem mental; o problema da imagem mental e visual, mapas cognitivos.
A Informação; recepção e processamento/interpretação.
A Atenção; abordagem à atenção concentrada e atenção dividida.
A memória; características dos registos de memória, memória de longo prazo e de curto prazo, representação do conhecimento.
Pensamento, discurso, prática artística.
As emoções e os sentimentos.
A natureza da criatividade.
Metodologia de ensino
Na UC Psicologia Cognitiva, as aulas de natureza teórico envolvem substancialmente a transmissão de informação oral apoiadas por apresentações audiovisuais, abrindo espaço, sempre que possível, para o debate sobre as questões apresentadas. As aulas envolvem os discentes em processo de experimentação na área da psicologia cognitiva, realizando algumas discussões de oposição e contestação clássicas da psicologia cognitiva através de um processo de investigação, formulando problemas e levantando hipóteses através da identificação de variáveis, sua confrontação e anotação conclusiva.
Método de Avaliação
Avaliação contínua: assente em vários trabalhos de investigação com base nos vários temas sumariados e explorando a capacidade de síntese e a pertinência e clareza das afirmações, o domínio e a qualidade da expressão escrita e a honestidade académica.
Bibliografia
Arnheim, R. (1980). Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Austrália: Thomson.
Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. 2005.
Crow, D. (2006). Left to Right – the cultural shift from words to pictures. Lausanne: AVA Publishing.
Ferreira, A. e Caldeira, P. Z: (2007). Psicologia Cognitiva: Um laboratório Simples. Lisboa: Climepsi Editores.
Innerarity, D. (2009). A sociedade invisível. Lisboa: Teorema.