ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 1º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 36
TIPOLOGIA Teórica
ECTS 3
Resumo
Compreensão dos fenómenos associados à produção artística contemporânea. Conceitos e práticas de vanguarda que,
desde finais do século XIX, têm provocado roturas com os programas ainda vigentes do academismo romântico. A
perplexidade com que, atualmente, as obras de Marinetti, Malevich ou Duchamp são recebidas por muitos “públicos” chama a atenção para a necessidade de compreender e legitimar, num registo académico, a produção contemporânea.
Objetivos da aprendizagem
Compreender a visão contextualizada e crítica do panorama da produção artística contemporânea no cenário das mudanças sociais e culturais.
Entender a emergência de crises: figuração, autor, política e social;
Descrever diferentes correntes e movimentos da arte contemporânea;
Adquirir conhecimentos específicos sobre autores de referência;
Adquirir um conjunto de indicadores que permitam a interpretação e análise: movimentos, correntes, factos e contextos de produção artística como método estruturante de intervenção;
Refletir sobre os problemas dos contextos históricos e políticos em que se inserem os movimentos de arte contemporânea;
Desenvolver competências recorrendo a metodologias de pesquisa estruturantes da aquisição de conhecimentos e saberes que permitam a participação, constituindose como um método para fundamentação de projetos.
Conteúdos programáticos
A crise da figuração. A pintura pela pintura, a arte pela arte.
Do banal às grandes questões filosóficas. Crises centradas no autor e no espetador. Contextos históricos, políticos e sociais dos movimentos de vanguarda.
Mudanças na mentalidade da sociedade. A emergência da sociedade tecnológica e da informação: possibilidades das novas técnicas, novos materiais, novos meios de comunicação e combinação de linguagens.
Seleção e apresentação de estudos de caso de autores de referência no âmbito das artes. Pesquisa enquanto exercício pedagógico no sentido de operacionalizar conteúdos programáticos: correntes, movimentos, autores ou obra.
Metodologia de ensino
A metodologia de ensino assenta em estratégias através das quais o docente prepara uma discussão coletiva em que os estudantes, individualmente ou em conjunto, participam em análises e procedimentos que perspetivam a troca de saberes.
Sobre os assuntos abordados em cada sessão letiva é apresentada uma síntese da aula e referida bibliografia de apoio. São visualizados e discutidos documentos fotográficos e vídeos temáticos. Para um contato mais direto com os conteúdos abordados nas sessões letivas, o docente coloca à disposição dos estudantes monografias, revistas da especialidade e catálogos de exposições.
Método de Avaliação
Em cada sessão letiva é feito um ponto de situação sobre o trabalho individual de pesquisa.
O regime de avaliação é contínuo e constituído por dois momentos visando objetivos diferentes: através da realização de um trabalho de pesquisa sobre um dos temas programáticos à escolha do estudante (50%) e um teste escrito realizado após a abordagem do programa (50%).
Bibliografia
Argan, C. (1991). El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos. Madrid: Ediciones Akal.
Faure, E. (1964). Histoire de l’art : l’esprit des formes. JeanJacques Pauvert, cop. 1 2 vol.
Fusco, R. (1988). História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editora Presença.
Gil, J. (2005). Sem título: escritos sobre arte e artistas (2a ed.). Lisboa: Relógio D’Água.
Hughes, R. (2005). The shock of the new: art and the century of change. London: Thames & Hudson.
Huyghe, R. ed. lit. (19571958). L’art et l’homme. Paris: Larousse, cop..
Janson, H.W. (1979). História da Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. LucieSmith, E. (2003). Art today. New York: Phaidon.
Taylor, B. (2000). Arte hoy. Madrid: Akal.