ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 1º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8

Resumo

Entendimento da perceção, da criatividade, da imaginação e da abstração nos códigos visuais gráficos da linguagem estruturante do desenho. Apreensão formal de processos e meios de representação do real, na sensibilização a diferentes modalidades do desenho. Perceção das estruturas cromáticas de representação. Exploração e utilização diversa de materiais e técnicas. Reconhecimento e enquadramento histórico/ técnico do desenho e da perspetiva enquanto ciência do desenho.

Objetivos da aprendizagem

Compreender o desenho como operador entre o ato percetivo e a representação desenvolvendo a sensibilidade para a perceção, variação da forma, texturas, cores; distinguindo percetivamente, apreendendo conceitos de estrutura, superfície, volume, massa e aplicando­os na representação visual;
Adquirir método para representação da informação visual segundo: semelhança morfológica e lumínica; estabelecimento de direções, percursos, ritmos de acordo com método da perspetiva; reconhecimento de valores proporcionais, considerando qualidades físicas, plásticas de imagens, objetos, estruturas; estudo de imagens da história;
Desenvolver sensibilidade para seleção, utilização de meios, materiais, técnicas de representação gráfica, articulando­os com o exercício compositivo e ocupação da folha projetando o desenho, reforçando­se a apreensão das vocações expressivas de instrumentos diversos, contribuindo para a exploração de vários tipos de desenho e a experiência plástica/ conceptual.

Conteúdos programáticos

Perceção, representação: (i) elementos estruturais da linguagem plástica ­ ponto, linha, forma, superfície; (ii) estrutura/ volume/ massa/ texturas/ cores; (iii) espaço – escalas/ distâncias /interior/ exterior/ espaço panorâmico e perspectivas para o representar;
Desenho como ferramenta dos métodos/técnicas/estratégias gráficas de representação: (i) para delimitar uma forma e lhe atribuir expressão; o desenho à mão levantada, de observação (interior/ exterior) e desde imagens (história arte), de memória, imaginação; meios ­ lápis, barra de grafite/ carvão/ tinta nanquim, suportes­ folha de papel A4, A3, A2, maiores, outros reutilizáveis; (ii) técnicas/ estratégias gráficas de representação, o estudo, esquisso, esboço e outros processos mais experimentais.
Tópicos: objetos naturais, artificiais, modelos vivos e construídos; figura humana – partes, o todo, figura estática, em movimento; forma/estrutura, ritmos/modelação/valores tonais; outros do decorrer do exercício pedagógico.

Metodologia de ensino

Nesta UC serão transmitidas conceções teóricas vinculadas ao desenho, à representação, a processos e procedimentos técnicos e tecnológicos, ao campo expressivo gráfico/plástico/conceptual do desenho, que posterior e simultaneamente serão desenvolvidos/explorados pelos estudantes através de diversos exercícios. As aulas terão lugar na sala de aula assim como no exterior. Mensalmente realiza­se um ponto de situação com a mostra dos desenhos e sessões de crítica comparada.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua e em modo teórico­prático, visando­se o cumprimento dos conteúdos e objetivos da UC: Capacidade de organização, sistematização do trabalho e domínio de diferentes modos e estratégias do desenho, materiais e técnicas de expressão gráfica/ plástica (30%); Concretização das metodologias de trabalho e cumprimento do plano de trabalhos proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento (30%); Demonstração de capacidade de reflexão e autocrítica (30%);
Assiduidade e pontualidade (10%).

Bibliografia

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Gill, R. (2008). Desenho de perspectiva (4a ed.). Lisboa: Presença.
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­Molina, J. J. G. (ed.) (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporâneo. Madrid: Cátedra.
­Nicolaides, K. (1969). The natural way to draw: a working plan for art study. Boston: Houghton Mifflin.
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­Sausmarez, M. (1970). Basic design: the dynamics of visual form. London: Studio vista.
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