ÁREA CIENTÍFICA TEC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 5º semestre
HORAS TOTAIS 112
HORAS DE CONTACTO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 4
Resumo
Desenvolvimento e síntese de características sobre os diversos elementos e componentes da edificação, como materiais, técnicas e desenho dos sistemas constituintes da construção arquitectónica. Consolidação de abordagens técnicas integradas e específicas, articuladas com o projeto de arquitetura no sentido de adaptar soluções mais adequadas à particularidade conceptual do projeto, quer no que se refere à constituição de paredes e divisórias, quer quanto a coberturas, claraboias, vãos e demais tectónica.
Objetivos de Aprendizagem
Paredes exteriores simples: revestimento exterior com isolamento térmico; revestimento exterior em sistema de fachada ventilada; ligação de paredes simples com pavimentos, coberturas e caixilharias. Paredes exteriores duplas: isolamento térmico na caixa-de-ar; isolamento térmico interior; ligação de paredes duplas com pavimentos, coberturas e caixilharias. Coberturas inclinadas: desenho de coberturas com águas de igual pendente; desenho de coberturas com águas de pendentes diferentes; subtelhas, mantas de impermeabilização, barreiras para vapor, isolamento térmico, ventilação; ligação de coberturas inclinadas com beirais, platinadas, chaminés, etc. Coberturas planas: drenagem, camadas de forma e pendentes; isolamento térmico e impermeabilização; ligação de coberturas planas com beirais, platinadas, chaminés.
Conteúdos Programáticos
Facultar ao estudante conhecimentos nos domínios da construção da envolvente dos edifícios, paredes e coberturas. Considerar a evolução das técnicas e materiais utilizados na construção destes elementos, bem como o seu desempenho térmico-higrométrico. Sensibilizar o discente para a necessidade do estudo dos materiais a utilizar, nomeadamente quando à durabilidade, resistência mecânica, resistência ao fogo, compatibilidade química, compatibilidade de deformação. Desenvolver no discente a importância da correta escolha de matérias e técnicas na prevenção de patologias construtivas. Desenvolver competências para aplicação dos conhecimentos adquiridos no projeto de arquitetura.
Metodologia de Ensino
Os métodos aplicados apoiam-se na exposição teórica sobre os fundamentos científicos e técnicos das diversas áreas da unidade curricular, na realização de trabalhos práticos, desenvolvendo diversas técnicas de construção, em que parte é desenvolvido e acompanhado em aula e outra parte em períodos não presenciais. Procede-se à análise crítica de diversas soluções desenvolvidas nos trabalhos práticos com vista à otimização de técnicas construtivas. Realizam-se visitas a obras em execução, para além da recolha de dados sobre as técnicas construtivas aplicadas – comparando-as com as preconizadas em aulas. Em todos os momentos letivos é estabelecida a ligação transversal com as disciplinas de projeto e tecnológicas. A avaliação é efetuada em dois momentos, uma a meio e outra no final do semestre, com recurso a valoração qualitativa dos trabalhos desenvolvidos, do dinamismo e da participação nas aulas, e valoração quantitativa de provas escrita individuais.
Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos. A prossecução da avaliação implica o desenvolvimento e entrega de um trabalho de aplicação direta de conhecimentos adquiridos (avaliação intermédia) e a realização de um teste escrito individual a realizar no final do período lectivo. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.
Bibliografia
Barrit, C. (1991). Técnicas modernas de construção (Vols. 1-2). Mem Martins: CETOP. Cota na BDC: 69 / B 271 t / V. 1 e 2
Barry, R. (1992). The construction of buildings (Vols. 2, 3) (4ª ed.). Oxford: Blackwell. Cota na BDC: 692 / B 288 c / V. 2 e 3
Deplazes, A. (2008). Constructing architecture: materials, processes, structures: a handbook. Basel, Boston: Birkhauser.
Harrison, H. (n.d.). Roofs and roofing: performance, diagnosis, maintenance, repair and the avoidance of defects. Building Research Establishment. Cota na BDC: 692.4 / H 261 r
Schmitt, H. (2009). Tratado de construcción (8ª ed.). Barcelona: Gustavo Gili. Cota na BDC: 69 / S 38 t