ÁREA CIENTÍFICA FAP
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 4º semestre
HORAS TOTAIS 112
HORAS DE CONTACTO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 4


Resumo
Desenvolvimento de processos de modelação tridimensional assistida por computador, recorrendo às tecnologias digitais enquanto ferramentas de apoio à conceptualização e comunicação de projetos arquitetónicos visando a formalização coerente e consistente do projeto arquitetónico. Consolidação de procedimentos ao nível da articulação e gestão de informação hierarquizada de modo a objetivar mecanismos para a modelação de entidades tridimensionais, aplicação de materiais, utilização de luzes e demais aspetos relativos à expressão gráfica necessária à comunicação de projetos de arquitetura.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a aplicação das técnicas de modelação tridimensional assistidas por computador, utilizadas como ferramentas de apoio à conceção e comunicação de projeto. Permitir ao estudante o acesso a uma plataforma de conhecimentos operativos de forma que este seja capaz de: adequar as ferramentas informáticas de desenho à expressão gráfica necessária à comunicação do projeto de arquitetura; compreender e reconhecer o papel dos sistemas informáticos nos processos de criação, produção, representação e apresentação do projeto; representar de forma clara e eficaz o projeto em três dimensões e adquirir a sensibilidade para uma constante atualização dos seus conhecimentos informáticos no que se refere ao desenho arquitetónico; verificar e concluir conceitos básicos a nível bidimensional e tridimensional; verificar e concluir os conceitos de proporção e de noção de escala; desenvolver as capacidades de visualização espacial.

Conteúdos Programáticos
Modelação de informação construtiva (BIM): introdução ao BIM; ambiente de trabalho; configuração de um projeto; elementos de topografia; elementos do modelo; criação de famílias; edição de objetos; impressão; rendering. Produção de infografia e animação de modelos tridimensionais: introdução à produção de infografias e animação de modelos tridimensionais; apresentação do ambiente de trabalho; modelação e importação de modelos tridimensionais; materiais e texturas aplicáveis; iluminação do modelo tridimensional; animação e percursos no modelo tridimensional; rendering do percurso animado. Composição, pós-produção e edição audiovisual: introdução e conceitos elementares de vídeo; organização de recursos e criação de projeto; montagem de vídeo e imagem; edição e regulação de som; legendas e criação da ficha técnica; rendering e exportação do projeto.

Metodologia de Ensino
Os métodos de ensino articulam a experimentação prática, assente em exercícios exploratórios de pesquisa e teste de processos e ferramentas, com sessões de apresentação multimédia em que são explanadas as bases teóricas e as convenções técnicas da simulação espacial digital. Os conhecimentos consubstanciam-se a partir da realização de exercícios práticos articulados de forma integrada, não só entre si, mas também de modo transversal. O docente expõe e explica os fundamentos formativos que servem de referência para o acompanhamento tutorial dos estudantes na prossecução dos respetivos trabalhos. A metodologia promove uma aprendizagem geral progressiva, mas com orientação técnica direcionada por parte do docente, solicitando que os estudantes explanem em conjunto, de forma fundamentada e estruturada, os procedimentos adotados para a concretização dos exercícios desenvolvidos.

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos no aprofundamento de trabalhos práticos. Os exercícios são avaliados em dois momentos, devidamente acompanhados pelo respetivo enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega individual de elementos produzidos para o efeito. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.

Bibliografia

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