ÁREA CIENTÍFICA DPA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 112
HORAS DE CONTACTO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 4
Resumo
Desenvolvimento do desenho incidindo sobre o espaço arquitetónico, o que nele está contido, o que o envolve, explorando qualidades e características espaciais que contribuam para a conformação de nexos e relações espaciais entre sistemas espaciais e respetivas estruturas. Consolidação de processos e mecanismos de perceção e registo espacial gráfico, explicando tipologias, analisando morfologias e representando espaços diversificados, descrevendo, interpretando e sintetizando graficamente ambientes, texturas, materialidades, tonalidades cromáticas, proporções métricas e ritmos.
Objetivos de Aprendizagem
Observar, compreender e configurar graficamente espaços arquitetónicos, sintetizando gradações perspéticas, relações de escala diversificadas e complementaridade entre proporção e composição. Revelar no desenho a sua estrutura, planos e ritmos, indicando tipologicamente e topologicamente a respetiva estratificação, organização, configuração e sequências hierárquicas. Apreender a forma arquitetónica por via de processos e mecanismos de transformação, elaborando composições volumétricas e espaciais simples e compostas. Aplicar a escala humana no desenho de espaços arquitetónicos, revelando a posição do observador no espaço e de que forma esta condiciona a perceção do espaço e a sua representação gráfica. Combinar volumes e espaços arquitetónicos estabelecendo e registando relações dentro/fora, interior/ exterior, sobreposto/ justaposto, em que se aprofunde a sua interdependência.
Conteúdos Programáticos
O espaço arquitetónico e a sua construção perspética. A linha do horizonte e os pontos de fuga. A relação entre planos, partindo da posição do observador. A proporção e a escala (humana e outras). A estrutura e morfologia do espaço arquitetónico. Ritmos, sequências espaciais, configuração de elementos compositivos. Os espaços à frente de, e o espaço atrás de. A relação topológica de diversos elementos/ corpos no espaço. Organização de composições simples e complexas nos espaços. Mecanismos de transformação do espaço: alto/ baixo, grande/ pequeno. O espaço arquitetónico a partir do interior e do exterior
Metodologia de Ensino
Os conteúdos são transmitidos em sessões teóricas e, principalmente, em aulas práticas, mantendo-se uma relação próxima entre docente e estudante no que diz respeito ao acompanhamento do seu percurso formativo. A transmissão de conhecimentos e a aquisição de competências acontece por via da experimentação em exercícios de ensaio e no debate/reflexão em conjunto, em que o estudante apresenta – de forma crítica – o seu trabalho. Os métodos partem do geral para o particular, do intuitivo para o racional – do exploratório para o estruturado – e com níveis de gradação crescente (do mais simples para o mais complexo). A avaliação é contínua, com momentos de aferição de conhecimentos através de exercícios práticos. Este processo consolida no estudante uma capacidade expressiva, analítica e de síntese necessárias para o desenvolvimento do projeto de arquitetura, consubstanciando o desenho como instrumento de trabalho do arquiteto, conduzindo-o a pensar com o desenho.
Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem – podendo registar, sessão a sessão, os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes vão revelando no aprofundamento dos seus desenhos. Os exercícios são avaliados em três momentos previamente definidos e acompanhados pelo respetivo enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega, por parte dos estudantes, de uma síntese dos exercícios práticos elaborados. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.
Bibliografia
Aubert, J. (1996). Cours de dessin d’architecture a partir de la géométrie descriptive: a l’usage des élèves de première année des écoles d’architecture. Paris: La Villete. Cota na BDC: 744 / A 921 c
Ching, F. (1978). Manual de dibujo arquitectónico (3a ed.). Barcelona: Gustavo Gili. Cota na BDC: 744 / C 466 m
Machado, A. (1980). Desenho na engenharia e na arquitectura. São Paulo: A. Machado. Cota na BDC: 744 / M 129 d / V.1 e 2
Massironi, M. (2010). Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70. Cota na BDC: 741 / M 371 v
Unwin, S. (2003). Análisis de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili. Cota na BDC: 744 / U 55 a