Os estudantes do Ensino Superior podem recorrer a outros apoios para além dos concedidos no âmbito da Ação Social- DGES/ Direção-Geral do Ensino Superior do Ministério da Educação e Ciência, Governo de Portugal, tais como ajudas financeiras, Bolsas de Estudo ou outro tipo de incentivos disponibilizados tanto por entidades públicas como privadas.

Atualmente existem várias bolsas de estudo, às quais os estudantes da ESG podem concorrer:

DGES/ Direção Geral do Ensino Superior

Bolsas de estudo cofinanciadas pelo FSE/Fundo Social Europeu e pelo Estado Português no âmbito do POCH/Programa Operacional CAPITAL HUMANO.

A bolsa de estudo é, por definição, uma prestação pecuniária, de valor variável, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso de Ensino Superior, são atribuídas por ano letivo, aos estudantes economicamente carenciados ou portadores de deficiência e com aproveitamento escolar, fixando-se o seu montante de acordo com os critérios estabelecidos em regulamento próprio.

PRAZOS

Os prazos para apresentação de candidatura à Bolsa de Estudo da DGES/MEC são, oportunamente, afixados em edital pelo GAA.

LEGISLAÇÃO

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Despacho n.º 7031-B/2015, de 24 de junho de 2015
Para mais informações consultar DGES: http://www.dges.gov.pt/pt

Procedimentos de Candidatura

CANDIDATURA PELA 1ª VEZ

Os estudantes matriculados no Ensino Superior por 1.ª vez devem dirigir-se ao GAA, efetuarem o seu Pré-Registo de Candidatura a Bolsa de Estudo para obterem as credenciais de acesso à Plataforma de Candidaturas online BeOn.

Para o efeito devem munir-se dos seguintes documentos:

  • Documento de Identificação Pessoal;
  • Número de Contribuinte;
  • Número de Segurança Social.

ESTUDANTES DE NACIONALIDADE NÃO PORTUGUESA

Também podem apresentar candidatura à referida bolsa, desde que reúnam as condições constantes no respetivo regulamento. Necessitam assim, nomeadamente, de adquirir o Número de Identificação Fiscal Português (NIF) numa dependência de serviços de Finanças em Portugal;

Para esclarecimento de dúvidas devem dirigir-se à responsável do GAA.

RECANDIDATURA

Na recandidatura, os estudantes deverão validar as suas credenciais de acesso e, posteriormente, submeter a candidatura na página pessoal.

Os estudantes inscritos no Ensino Superior, e que já tenham as credenciais de acesso, podem efetuar a sua recandidatura através do site da DGES

Na página pessoal devem preencher e/ou rever os dados do formulário da candidatura e enviar os documentos indicados no final da operação, através da área de documentos da mesma página.

Bolsas de Estudo por Mérito DGES /MEC

Bolsas cofinanciadas pelo FSE e pelo Estado Português no âmbito do POCH, atribuídas aos estudantes com aproveitamento escolar excecional, independentemente dos seus rendimentos, e de acordo com o regulamento geral de Bolsas por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.

Legislação: Despacho n.º 13531/2009

Simulador de Bolsas de Estudo da DGES/MEC

Importante referir que os resultados obtidos:

  1. São meramente indicativos;
  2. Estão condicionados ao rigor na resposta às questões;
  3. Não vinculam os serviços competentes para a análise das candidaturas;
  4. Não impedem nem isentam o estudante de efetuar a candidatura.

Simulador da DGES

Faqs DGES/MEC

FCO/ Fundação Convento da Orada

A FCO/ Fundação Convento da Orada no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social disponibiliza regularmente duas tipologias de bolsas: a Bolsa de Estudo FCO e a Bolsa por Mérito FCO.

Para mais informações, consultar responsável pelo GAA/Gabinete de Apoio ao Aluno.

Bolsa de Estudo da Fco

Bolsa FCO/ Fundação Convento da Orada dirige-se a estudantes economicamente carenciados. Os interessados devem apresentar candidatura mediante preenchimento de boletim disponibilizado pelos serviços do GAA/ Gabinete de Apoio ao Aluno e anexando a documentação solicitada.

Após a aprovação pelo Conselho de Administração da FCO/ Fundação Convento da Orada, são atribuídas bolsas de estudo que isentam os estudantes do pagamento total ou parcial de propina mensal.

Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo da FCO/ Fundação Convento da Orada

Bolsa por Mérito da Fco

A Bolsa de Estudo por Mérito da FCO é atribuída anualmente aos estudantes que, no ano letivo anterior, tenham obtido aproveitamento excecional, até ao limite máximo fixado nos termos do artigo n.º 6 do Regulamento de Atribuição de Bolsas por Mérito da FCO/ Fundação Convento da Orada.

A bolsa de estudo por mérito corresponde a um valor pecuniário fixado anualmente.

Em conformidade com o respetivo Regulamento, os critérios no ato de seleção abrangem os estudantes com aproveitamento excecional e que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

  1. No ano letivo anterior ao da atribuição da bolsa tenha obtido aprovação em todas as unidades curriculares, num mínimo de 60 créditos ECTS aprovados, que integram o plano de estudos do ano curricular em que se encontrava inscrito;
  2. A média ponderada das unidades curriculares a que se refere a alínea a) tenha sido igual ou superior a Muito Bom (16 valores).

Para mais informações relativas às Bolsas da FCO, consultar responsável pelo GAA\ Gabinete de Apoio ao Aluno.

Câmaras Municipais de Portugal

O direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, consagrado na legislação, constitui um objetivo fundamental da política educativa que as autarquias locais, no âmbito das suas atribuições, ajudam a concretizar.

Os Municípios da Região Norte de Portugal a seguir indicadas, atribuem bolsas de estudo ou outros benefícios sociais a estudantes do Ensino Superior.

Para mais informações (regulamentos e procedimentos) devem dirigir-se ao respetivo órgão de interesse.

Caso seja residente em Concelho não referenciado, pode igualmente dirigir-se ao mesmo para obter informações.

Câmaras Municipais da Região Norte de Portugal:
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Câmara Municipal de Arouca
Câmara Municipal de Caminha
Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
Câmara Municipal de Castelo de Paiva
Câmara Municipal de Esposende
Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta
Câmara Municipal de Guimarães
Câmara Municipal de Lamego
Câmara Municipal de Lousada
Câmara Municipal de Melgaço
Câmara Municipal de Monção
Câmara Municipal de Paredes
Câmara Municipal de Paredes de Coura
Câmara Municipal de Penafiel
Câmara Municipal de Ponte de Lima
Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso
Câmara Municipal de Resende
Câmara Municipal de S. João da Pesqueira
Câmara Municipal de Tarouca
Câmara Municipal de Terras de Bouro
Câmara Municipal de Valença
Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Câmara Municipal de Vila Verde

Ayuntamientos de Espanha

As bolsas dos Ayuntamientos de Espanha são concedidas anualmente e são da responsabilidade dos respetivos Ayuntamientos.

Para mais informações, consultar responsável pelo GAA\ Gabinete de Apoio ao Aluno ou dirigir-se diretamente aos Serviços Sociais e Educação do respetivo Ayuntamiento.

As Bolsas de Estudo destinam-se aos residentes ou naturais de cada concelho.

Bolsa do Ayuntamiento do Porriño
Bolsa do Ayuntamiento do Tomiño
Bolsa do Ayuntamiento de Baiona
Bolsa do Ayuntamiento de Tui

Plataforma Europeia de Pesquisa de Bolsas (European-Funding-Guide)

O European-Funding-Guide (Guia de Financiamento Europeu) funciona através de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que realmente correspondem ao perfil individual de cada aluno. Os 12.000 programas de apoio disponíveis cobrem um vasto leque de domínios para os quais os alunos universitários podem requerer apoio (financeiro) – desde despesas diárias, propinas e estágios a custos extra para semestres no estrangeiro, cursos de línguas e custos associados a projetos científicos.

Apoio Bancário

ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

De acordo com o Decreto-Lei n.º 309-A/2007, de 7 de Setembro, foi criado um sistema específico de empréstimos com garantia mútua a estudantes e bolseiros do ensino superior, no âmbito da sua frequência neste nível de ensino, que permite a obtenção, em melhores condições, de financiamento junto de instituições bancárias.

dges.mctes.pt

Outras Entidades

INSTITUIÇÃO FUNDAÇÃO ROTÁRIA PORTUGUESA

Promove bolsas para conclusão de um primeiro grau académico, destinada a estudantes portugueses do ensino superior, com aproveitamento escolar e cujos recursos económicos não lhes permitam prosseguir os estudos.

Para estudantes residentes em Portugal economicamente carenciados para frequência do Ensino Secundário não-obrigatório e do Ensino Superior de graduação.

Para a atribuição das bolsas a conceder é anualmente aberto concurso, através dos Rotary Clubes portugueses, no mês de Julho, devendo as candidaturas ser presentes à Fundação Rotária Portuguesa impreterivelmente até 15 de Setembro.

BOLSAS DE ESTUDO LEÕES DE PORTUGAL – ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SPORTINGUISTA, IPSS

Para estudantes, Sócios do Sporting Clube de Portugal e/ou Leões de Portugal ou, propostos por um sócio de uma das referidas Instituições com mais de 5 anos de inscrição.

Para mais informações: http://www.leoesdeportugal.pt

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO
FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INSTITUTO CAMÕES
COMISSÃO FULBRIGHT
FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA
FUNDAÇÃO DO ORIENTE
EMBAIXADA DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÉMICO (DAAD)