aula aberta | Duas ilhas no Porto: projectos de reabilitação

Bernardo Amaral
12.abril | 12.00 | sala 6 – esGALLAECIA
Decorre, no próximo dia 12 de abril, pelas 12h, na sala 6 da Escola Superior Gallaecia, a aula aberta proferida pelo Arquiteto Bernardo Amaral, sob o tema Duas ilhas no Porto: projectos de reabilitação, no âmbito da unidade curricular de Projeto-Habitar Comunidade, do curso do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo.
O Arquiteto Bernardo Amaral é diplomado em Arquitectura, desde 2004, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, incluindo a conclusão de um ano letivo na TU Berlim. Colabora, até 2010, em diversos gabinetes de arquitectura de Paris, Macau e Porto.
A partir de 2010 inicia a sua atividade como profissional liberal, fundando posteriormente o gabinete de arquitectura BAAU. Recebe, em 2012, uma menção honrosa do Prémio João de Almada, pelo projeto de reabilitação de um prédio de habitação na Rua do Pinheiro no Porto. Outros projetos têm sido destacados em publicações e exposições, como é o caso da reabilitação de uma ilha no Porto. Paralelamente, tem participado como orientador em workshops de arquitectura e como orador em debates que promovem aproximações críticas entre desenho e obra; entre projecto e desígnio. 
Em 2015 inicia o programa doutoral em Arquitectura na Universidade de Coimbra, estando de momento a desenvolver o projecto de investigação sobre o projeto de arquitectura enquanto prática social e laboral.