ato público | Rebeca Fonseca

Defesa de Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
15.junho.2020 | 15h00 | videoconferência . zoom
A Defesa de Dissertação de Rebeca Fonseca, intitulada Reutilizar de Plástico na Arquitetura, realiza-se na próxima segunda, dia 15 de junho, pelas 15h00 por videoconferência.
Júri da Prova – Prof.ª Doutora Mónica Alcindor, Prof.ª Doutora Inês Cabral, Prof. Especialista Luís Paulo Pacheco, Prof. Doutor Rui Florentino
Resumo:
O objeto de estudo desta dissertação de obtenção do grau de mestrado é a reutilização de plástico na arquitetura, levantando questões relacionadas com o descarte de plástico no meio ambiente, o uso elevado de plásticos no dia-a-dia e a baixa durabilidade dos momentos em que se usa. A procura de soluções construtivas que permitam ao arquiteto resolver problemas ambientais, económicos e sociais, assim como com a relação direta entre a qualidade espacial e de habitabilidade que a reutilização oferece à arquitetura, são os principais motivos de seleção deste tema.
Como objetivos propostos para a investigação, encontram-se a identificação das caraterísticas intrínsecas de objetos reutilizáveis em plástico e a sua relação com a definição de espaços de caráter arquitetónico, assim como a seleção de indicadores de avaliação da arquitetura sustentável que permitam compreender se de fato a aplicação de objetos reutilizáveis em plástico apoia o aumento da sustentabilidade na sua globalidade.
A metodologia empregada no estudo dividiu-se em duas partes, a primeira que consistiu na recolha de dados e informação relativamente a conceitos de relevância na investigação, facultando um enquadramento da origem do objeto de estudo e, a segunda que consistiu na avaliação da atual situação da reutilização de plásticos na arquitetura contemporânea, para tal, a informação recompilada permitiu a análise completa de cinco estudos de caso quanto às suas caraterísticas espaciais e quanto à sua sustentabilidade. A aplicação da informação recolhida nos estudos de caso possibilitou a constituição de uma leitura física e interpretativa, individual e comparativa.
A análise evolutiva dos conceitos ligados à sustentabilidade admitiu a compreensão dos fatores de avaliação da arquitetura que reutiliza plásticos, assim como ofereceu uma maior sensibilidade na avaliação das caraterísticas intrínsecas da arquitetura. A defesa do meio ambiente torna-se ao longo desta dissertação um fator primário, assim como a garantia de que se atinge equilíbrio social, económico e cultural.
Como resultado desta dissertação obtêm-se dados que permitem consentir que a sustentabilidade pode, de fato contribuir para a redução do impacte ambiental provocado pela má gestão de resíduos plásticos e que a “simples” aplicação de objetos do quotidiano em edifícios contribui para o desenvolvimento sustentável nas suas diversas dimensões. 
Rebeca Fonseca
Orientadores. Prof.ª Doutora Ana Lima e Prof. Especialista Luís Paulo Pacheco
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.