ato publico miguel sanchez

ato público | MIGUEL SANCHEZ

Defesa de Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
14.outubro.2020 | 17h00 | videoconferência . zoom

 

A Defesa de Dissertação de Miguel Sanchez Fernández, intitulada De la idea al proyecto de arquitectura por medio del croquis, realiza-se na amanhã, dia 14 de outubro, pelas 17h00 por videoconferência.
Júri da Prova – Prof.ª Doutora Goreti Sousa, Prof. Doutor Sérgio Padrão Fernandes, Prof. Doutor Gilberto Carlos, Prof. Doutor Paulo Guerreiro.
Resumo:
O objeto de estudo para esta dissertação para o Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, é analisar a influência da utilização do croquis como ferramenta de desenvolvimento no processo de elaboração do projeto de arquitetura.
Desenho e arquitetura são dois âmbitos que sempre estiveram unidos de um modo muito direto, não só por se usar o desenho como modo de representar a futura arquitetura, senão também porque é a ferramenta que facilita o pensamento do arquiteto. Pelo que surgem
questões sobre como a ferramenta do croquis influencia nos diferentes momentos do pensamento gráfico e como se poderia agrupar este material gráfico segundo os seus usos, funções e aportações.
Como objetivos propostos para a investigação, encontram-se a identificação das formas de registo gráfico do desenho, em particular o croquis e a sua relação com a arquitetura dos séculos XX e XXI; assim como a definição da influencia do croquis no processo de criação do projeto de arquitetura.
A metodologia empregada divide-se em duas partes: a primeira que constitui a recolha de dados e informação relativa a conceitos de relevância para a investigação, formando um enquadramento do objeto de estudo da dissertação (Parte II: Marco Teórico); a segunda, que compreende uma avaliação do uso do croquis no processo de criação do projeto de arquitetura. Para responder aos objetivos, num primeiro momento trata-se a informação de um modo reflexivo crítico, permitindo abordar a problemática de caráter abstrato relacionando com o pensamento em imagens (Parte III: Pensamento Gráfico), a informação recompilada permite a análise completa do croquis de forma individual, estabelecendo três grupos gráficos em relação a conceitos teóricos, extraídos da abordagem da problemática abstrata (Parte V:
Formas de Registo Gráfico).
A compreensão dos momentos do pensamento gráfico torna-se um fator prioritário, determinante no estudo realizado ao longo da dissertação, obtendo dados essenciais para a interpretação dos variados usos que o arquiteto faz do croquis no desenvolvimento do projeto arquitetónico, resultando numa análise comparativa e crítica.
Orientadores. Prof. Doutor Gilberto Carlos e Prof. Especialista César Rouco.
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.