Historicamente o Pazo tradicional galego é entendido como uma construção de carater nobre vinculado á sua família, símbolo de poder e proteção caraterísticas presentes nos castelos e torreões medievais das proximidades. Nos últimos anos tem-se questionado o porquê da sua rigidez impedindo desta forma a adaptabilidade a novos usos, e pondo em risco a sua integridade devido ao possível senário de abandono. Por outro lado, o resultado do crescimento dos núcleos urbanos das proximidades, ameaça a sua desvirtuação e mesmo o seu desaparecimento.
O Pazo Real localiza-se no centro urbano da população pesqueira de Moaña. Trata-se de um edifício industrial destacando-se a sua morfologia no restante volume do complexo, bem como a importante carga histórica associada aos traços da sua família. Na atualidade o edifício, encontra-se numa situação frágil motivada pelo seu abandono. Desde o momento que o imóvel foi absorvido adjacentemente pelo tecido urbano, o conjunto encontra-se estagnado no tempo, negando- se a uma possível adaptação morfologia e de uso.
Assim sendo, são estabelecidos dois objetivos para a presente dissertação. O primeiro consiste em definir a evolução do Pazo tradicional galego no contexto de Moaña, e o segundo tratará de estabelecer uma estratégia de reabilitação para o Pazo Real de acordo com os critérios evolutivos.
O método de investigação utilizado para dar resposta aos objetivos serão através do estudo de multicaso. A compilação e a recolha dos dados foram realizados mediante a observação direta sobre os objetos de estudo, através de equipamento apropriado tendo resultado num valioso trabalho de campo.
Deste modo pretende-se contribuir para o conhecimento de forma a deixar um registo minucioso do estado atual de quatro edificações singulares de mesma tipologia no contexto de Manã, através da compreensão das evoluções e adaptações ocorridas no tempo, face às novas necessidades. Por último, deixar um registo base para futuras atuações em edifícios de caraterísticas similares tendo como referência o exercício projetual da presente dissertação, que procura a reinserção do pazo nas novas dinâmicas de vivência.