A Defesa de Dissertação de Maria Paz Rocha Barbosa, intitulada Las Intervenciones En El Patrimonio: El Museo de Pontevedra, realiza-se amanhã, dia 27 de outubro, pelas 16h00 por videoconferência.
A conservação do património cultural é uma das grandes preocupações da sociedade atual e tem-se vindo a tornar visível em diversos tipos de manifestações, tanto de âmbito nacional como internacional. Nesta investigação pretendeu-se fazer uma análise crítica sobre a intervenção no património arquitetónico tomando como exemplo os edifícios declarados como Bem de Interesse Cultural que formam parte do Museu de Pontevedra. Neste sentido, procurou-se responder a dois objetivos. O primeiro centra-se na elaboração uma análise crítica das diferentes intervenções realizadas nos edifícios do Museu. O segundo visa definir recomendações para futuras intervenções. A análise realizada produz-se a partir de dois pontos de vista distinto: uma primeira análise síncrona, com a ótica do momento em que se realizou cada uma das intervenções; e uma análise diacrónica, partindo da perspetiva e do conhecimento atual.
Em resposta aos resultados alcançados, foram estabelecidas as recomendações para futuras intervenções que venham a ser realizadas no património construído. Estas recomendações também foram delineadas com duas perspetivas: recomendações para o arquiteto responsável pela intervenção e para a administração responsável pela proteção do património construído.
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.