ato público | José Barros

Defesa de Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
16.junho.2020 | 17h30 | videoconferência . zoom
A Defesa de Dissertação de José António Puga Caridade de Barros, intitulada A aplicação do plano director municipal (PDM) na freguesia da Seara, Ponte de Lima, realiza-se na próxima terça, dia 16 de junho, pelas 17h30 por videoconferência.
Júri da Prova – Prof.ª Doutora Goreti Sousa, Prof. Doutor David Viana, Prof. Doutor Rui Florentino, Prof.ª Doutora Ana Lima.
Resumo:

Esta dissertação científica tem por objecto o PDM de Ponte de Lima. Neste âmbito do urbanismo é proposta uma investigação aplicada à freguesia da Seara devido à importância deste instrumento de ordenamento na definição de um modelo coerente de desenvolvimento do território, bem como ao vazio do conhecimento científico existente sobre o impacto deste diploma em contexto rural e ao processo em curso de revisão do PDM de Ponte de Lima. Na escolha do tema foi determinante o interesse pelo urbanismo e na selecção do caso de estudo a relação de proximidade com Ponte de Lima e com a freguesia da Seara.

Deste modo, esta investigação tem por objectivos definir as alterações ocorridas na paisagem urbana da Seara como consequência do PDM e determinar como a aplicação deste instrumento de planeamento urbano interfere na sua revisão, de forma a auxiliar a futura proposta.

A metodologia de investigação seguida é o estudo de caso único de natureza evolutiva, em que o caso de estudo é a freguesia da Seara. As técnicas de recolha de informação utilizadas são a análise documental, a observação, as notas de campo e a fotografia. A análise de dados é de natureza quantitativa e qualitativa.

No final desta dissertação são apresentadas as conclusões sobre os objectivos propostos. Com base no estudo realizado e seus resultados, é ainda apresentada uma reflexão e proposta para a freguesia da Seara.

A paisagem urbana da Seara, sob influência dos PDM, passou a ser uma consequência da ocupação linear ao longo dos eixos viários estruturantes, numa continuidade com o tecido edificado por foça da classificação atribuída ao solo e das normas urbanísticas vertidas nos planos. A nova versão do PDM para a Seara deve ser ajustada à actual realidade da freguesia e estabelecer uma estratégia de desenvolvimento e ordenamento deste território, a partir da classificação, requalificação e qualificação do solo, que promova a consolidação do tecido urbano, o uso sustentável do solo e a economia de recursos disponíveis.

– José António Barros –
Orientadores. Prof. Doutor Rui Florentino e Prof. Doutor Paulo Guerreiro
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.