ATO-PÚBLICO_DIANA-CORREIA

ato público | DIANA CORREIA

Defesa de Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
08.maio.2021 | 10h00 | videoconferência . zoom
A Defesa de Dissertação de Diana Correia, Novos Usos em Edifícios do Centro Histórico de Caminha: Intervenções em Edifícios na Rua Direita, realiza-se dia 08 de maio, pelas 10h00 por videoconferência.
Júri da Prova – Prof. Doutor Gilberto CarlosProf. Doutor Miguel Reimão CostaProf.ª Doutora Goreti SousaProf. Doutor Rui Florentino.
Resumo:
Vários motivos contribuíram para o abandono e degradação dos edifícios da Rua Direita de Caminha. A Rua Direita sofreu uma grande transformação de uso nos edifícios. Isto levou a um abandono dos seus residentes e a uma degradação acelerada do edificado. Uma vez que está vigente um “programa de reabilitação”, incentivando à realização de intervenções na ARU do centro histórico de Caminha, surge a necessidade de verificar se as intervenções patrimoniais de alteração de uso que têm ocorrido na Rua Direita seguem as bases teóricas do património e se contribuíram para a preservação deste conjunto edificado. O desconhecimento acerca das intervenções que têm sido realizadas justifica a importância da presente investigação.
Esta investigação tem como objeto de estudo as intervenções patrimoniais ocorridas na Rua Direita de Caminha, que originaram novos usos. No primeiro objetivo pretende-se inventariar as intervenções patrimoniais que implicaram uma alteração de uso na Rua Direita de Caminha. Posteriormente, com o segundo objetivo, pretende-se avaliar o impacto das intervenções com alteração de uso na preservação do conjunto edificado da Rua Direita.
Numa primeira fase, foi realizado o enquadramento teórico referente aos principais temas abordados nesta dissertação de mestrado, seguindo-se de uma contextualização onde se analisou o desenvolvimento da Vila de Caminha e da Rua Direita. Posteriormente, foi realizado um inventário de todas as intervenções ocorridas na Rua Direita, selecionando- se para análise as intervenções com alteração de uso no edifício. Após selecionados os onze casos de estudo, foi elaborada uma análise individual e uma análise comparativa. Com base na revisão da literatura, na análise de entrevistas e na observação direta dos casos de estudo, foi possível realizar uma interpretação e sistematização mais profunda e refletir acerca dos resultados obtidos.
Para prevenir o estado de degradação e abandono do edificado, é necessário proporcionar aos edifícios um uso. Verificou-se que, por vezes, esse uso resulta em intervenções que comprometem a integridade do conjunto edificado. A utilização deste tipo de edifício exige que o mesmo acompanhe e se adapte às necessidades de conforto atuais, sendo que por vezes as intervenções ao adaptarem o edifício a estas condições, não conseguem preservar os valores patrimoniais identificados. Assim, muitas das intervenções têm implicado uma reconstrução integral do interior do edifício, sem respeitarem os fundamentos teóricos do património.
Orientadores. Prof.ª Doutora Goreti Sousa, Prof.ª Doutora Mónica, Prof.ª Doutora Mariana Correia.
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.