03-12-20_ATO-PÚBLICO_César-González

ato público | CÉSAR GONZÁLEZ PÉREZ

Defesa de Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
03.dezembro.2020 | 11h00 | videoconferência . zoom

 

A Defesa de Dissertação de César González Pérez, Casas-Museos de artistas: Vinculo entre arte y arquitectura, realiza-se dia 03 de dezembro, pelas 11h00 por videoconferência.
Júri da Prova – Prof. Doutor Gilberto CarlosProf. Doutor Avelino Oliveira, Prof.ª Doutora Mónica AlcindorProf. Doutor Rui Florentino.
Resumo:
No início do século XX, surgiram em Espanha as primeiras casas-museu, uma tipologia museológica espalhada pelo norte da Europa naquela época. Estas instituições aparecem para evitar a perda do património artístico-cultural, valorizando não só as peças ou coleções expostas, mas também o edifício como habitação ou espaço privado, com valor patrimonial e referência de um modo de vida. A principal função destas instituições é preservar e divulgar o património material e imaterial relacionado com a própria casa-museu.
A metodologia desta dissertação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso focados em casas-museu de artistas. O estudo das casas-museu de Jorge Oteiza, Salvador Dalí e Víctor Corral foi realizado com o objetivo de definir as principais referências que ligam as casas-museu com as obras artísticas. Os resultados obtidos permitem estabelecer possíveis intervenções em casas-oficina ou em casas-museu a partir do estudo realizado na casa-oficina de Silverio Rivas.
Foi utilizado o método de casos múltiplos, de natureza comparativa. As técnicas empregadas para a recolha dos dados necessários baseiam-se na análise documental, na observação, na recompilação fotográfica, nas notas de campo e nas entrevistas, a fim de recolher o máximo de informação possível para realizar a análise da obra artística e arquitetónica, e identificar os aspetos comuns.
O estudo provou a relação que existe nesta tipologia museológica ao ligar a obra artística (pintura e escultura) ao ambiente e à casa-museu. No estudo de caso da Casa-museu de Jorge Oteiza, o trabalho escultórico fornece soluções utilizadas por Oiza ao desenvolver o projeto da área do museu, no qual colocou as “caixas metafísicas” como claraboia para iluminar o museu. O diálogo entre as duas artes é justificado assim. O mesmo acontece na Casa-museu de Víctor Corral, onde uma parte do seu processo criativo está ligado à casa-museu, como pode ser a relação entre os relevos nela presentes e o tratamento feito na fachada principal. No estudo da Casa-museu de Salvador Dalí, a relação vinculante é recíproca, dado que a arte nutre a arquitetura, e esta, por sua vez, nutre a arte. As referências que o ambiente proporciona são básicas nos três estudos de caso para ligar arte e arquitetura.
Ao analisar o trabalho de Silverio Rivas, são encontradas referências que articulam, mais uma vez, a relação entre o ambiente, a arte e a casa-oficina. Com o estudo da casa- oficina, foram detetados pontos fortes e fraquezas que ajudam a estabelecer diretrizes para uma intervenção na casa-oficina.
Orientadores. Prof.ª Doutora Mónica AlcindorProf. Doutor Damião Matos.
* Não é permitido filmar ou gravar a sessão, nem a utilização do sistema de chat. A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão, com a exceção do Candidato e dos membros do júri.