5ª Temática – 27 de Maio
Esta semana a 5ª Temática irá decorrer na sexta dia 27, por sua vez terás 2 eventos:
14h30 na Oficina da ESG
Workshop: A Taipa Céptica II: Realidade, Romance e Ficção
Gilberto Carlos
Segunda sessão do atelier prático de introdução aos fundamentos básicos dos processos de construção em taipa.
Consciencialização genérica da aplicação da técnica tradicional, através do desenvolvimento de um troço experimental, sintetizando as suas etapas elementares e assinalando os equívocos mais frequentes. Pretende-se estimular uma abordagem crítica, que permita aos participantes a confrontação entre os preconceitos geralmente associados a esta técnica e a realidade da sua aplicação empírica.
16h15 no Auditório da ESG
Conferência: O Mercado, a Mercadoria, o Arquiteto e o seu Cliente, há um Espaço Vernáculo no Século XXI?
Pierre Frey
Pierre Frey (1949) é um historiador de arte, professor honorário da Escola Politécnica Federal de Lausanne. Criou a EPFL, os Arquivos da construção moderna, que reúnem fundos regionais de arquivos de arquitetos e engenheiros, sem preferência dogmática ou estilística; e o Fundo Frédéric Aubry, incluindo 700 maquetes de arquitetura vernácula de todo o mundo.
Pierre Frey é colaborador regular da revista da Sociedade Suíça de Engenheiros e Arquitetos “Tracés”, na qual contribui com uma rubrica crítica sob o título “Statler & Wallace.” É igualmente Diretor de publicação e consultor editorial da editora ‘Actes Sud’.
Autor de numerosos artigos e livros, como autor único ou em colaboração, incluindo Viollet-le-Duc e a montanha, história dos concursos de arquitetura na Suíça. Recentemente publicou em francês e inglês “Learning from Vernacular”; ”Simon Velez, mastering bamboo“. Este outono irá publicar a primeira monografia sobre a agência Sul-Africana ”CS Estúdio: anatomy of a dream”.