ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 6º semestre
HORAS TOTAIS 560
HORAS DE CONTACTO 180
TIPOLOGIA Prática-Laboratorial
ECTS 20


Resumo

Esta UC de carácter prático/laboral repartida em contexto de atelier de artista/criador e em horas de contato com o docente titular, que proporcionem ao estudante adquisição e desenvolvimento de conhecimentos fundamentais para a reflexão crítica e para a conceção de projetos de índole artística.

Objetivos da aprendizagem

Demonstrar os conhecimentos adquiridos através da produção de artefactos artísticos comparativamente com as investigações em curso ou realizadas por outros autores;
Adquirir/ desenvolver conhecimentos que permitam a concepção de projetos de índole artística.
Deter aptidões para a materialização de projetos de cariz técnico/ científico e tecnológico e, de contextualização do projeto no seu objetivo.
Desenvolver as competências necessárias para a sua integração no mundo das artes.

Conteúdos programáticos

Esta UC deve contemplar uma vertente abrangente de formas de produção dos criadores, suas ferramentas, modos de fazer e métodos criativos, traduzindo­se nos seguintes conteúdos programáticos:
Visita e análise de ateliers de artistas/criadores de reconhecido mérito, por cada estudante, dialogando com os mesmos, recorrendo a entrevista, devidamente gravada, para posterior análise crítica.
Práticas laboratoriais por parte de cada estudante com um dos artistas entrevistados – participação na execução de uma obra/ trabalho.
Planeamento, produção (em contexto de práticas laboratoriais, quer nas oficinas da ESG/ Bienal quer com o apoio do artista/criador selecionado) e defesa de um trabalho de autoria por cada estudante, a ser avaliado por três professores da Escola Superior Gallaecia e dois artistas/ criadores convidados a integrar o júri de avaliação, no final de semestre.

Metodologia de ensino

O projeto será proposto pelo estudante e acompanhado, de forma personalizada, pelo corpo docente. O estudante apresenta o plano de ação, do qual devem constar:
Calendarização; Entrevistas/ registo; Análise crítica das entrevistas; Evidências do acompanhamento pelo artista selecionado;
Posteriormente:
Planeamento do projeto: descrição/ esboços/ escolha dos materiais; Execução da obra;
Semanalmente será apresentado pelo estudante relatório de atividades, sendo debatido nas aulas, de modo a fomentar a reflexão crítica.

Método de Avaliação

Para a avaliação final:
Obra e relatório escrito, devidamente redigido e estruturado, devendo refletir as fases do processo, tal como fundamentação das opções tomadas ao longo deste e a análise crítica ao trabalho desenvolvido (30%); Qualidade do material de apoio à produção do trabalho: esboços, experiências resultantes da aplicação de técnicas usadas, maquetas, modelo virtual (30%);
Empenho/atitude, organização, criatividade (30%);
Apresentação ao Júri (10%).

Bibliografia

AA.VV. (2009). Procedimientos y materiales en la obra escultórica. Madrid: Akal.
­Costa, D.F. (2014). Atelier ­ Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ­ Guarda, D. & Figueiredo, N. (eds.) (2004). Video arte e filme de arte & ensaio em Portugal. Lisboa: Arte e Cultura.
­Kabakov, I. (1995). On the “Total” Installation. Ostfildern: Cantz.
­Lieser, W. (2009). Arte Digital. Königswinter, Alemanha: h. f. Ullmann Lucie­Smith, E. (2003). Art today. New York, London: Phaidon.
­Mackenzie, G. (2010). The Complete Watercolorist’s Essential Notebook: A treasury of watercolor secrets discovered through decades of painting and experimentation. Londres: North Light Books.
­Padgett, R. (2013). Acrylic Techniques in Mixed Media: Layer, Scribble, Stencil, Stamp. Nova Iorque: North Light Books.
Toft, A. (2004). Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods. NY: Dover Publications.