ÁREA CIENTÍFICA BLA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 4º semestre
HORAS TOTAIS 224
HORAS DE CONTACTO 90
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 8


Resumo

Oficina multidisciplinar de produção abrangente em termos de tecnologias físicas de execução de obras.

Objetivos da aprendizagem

Dando seguimento à aprendizagem garantida na Unidade curricular Oficina de Investigação Artística (leccionada no 1º semestre do 1º ano) pretende­se:
Criar no estudante o domínio das técnicas de pintura e escultura, com recurso a meios tradicionais e outros de perfil inovador e mais experimental;
Identificar obras de autores publicados, gerar na prática conceitos estéticos de obras de arte e desenvolver a prática de manuseamento de meios, materiais e suportes.
Dotar o estudante de vocabulário técnico inerente aos temas relacionados com a pintura e escultura.

Conteúdos programáticos

Estudo da cor, utilizando tintas aquosas; tinta acrílica e tinta aquosa para vidro.
Criação de objetos tridimensionais de escala reduzida, utilizando o corte, recorte e colagem de madeiras simples, materiais reutilizáveis e outros;
Interpretação de obras de autor com recurso a técnicas e meios da pintura e escultura (tinta acrílica sobre papel, platex, tela, corte e recorte de madeiras simples).

Metodologia de ensino

Aulas teórico­práticas em contexto oficinal, suportadas por transmissão verbal de conteúdos e recurso às referências bibliográficas, que servem de base para o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Estes exercícios servem de pretexto para a utilização e prática das várias técnicas de pintura em suportes diversificados, tais como papel de embrulho, papel de aguarela, cartão prensado, cartolina, vidro, madeira.

Método de Avaliação

Avaliação contínua, individual, com base na qualidade e criatividade de soluções. A avaliação reflete não só a qualidade técnica final dos trabalhos apresentados em dossier A4, assim como o empenho e assiduidade do estudante. Esta avaliação é complementada com uma apresentação crítica individual do trabalho e coletiva aos trabalhos realizados durante e após as fases de desenvolvimento.

Bibliografia

­Dondis, D.A. (1973). La sintaxis de la imagen: introdución al alfabeto visual. Gustavo Gil, Barcelona. ­ Kabakov, I. (1995). On the “Total” Installation. Ostfildern: Cantz.
­Lieser, W. (2009). Arte Digital. Königswinter, Alemanha: h. f. Ullmann
­Lucie­Smith, E. (2003). Art today. New York, London: Phaidon
­Mackenzie, G. (2010). The Complete Watercolorist’s Essential Notebook: A treasury of watercolor secrets discovered through decades of painting and experimentation. Londres: North Light Books.
­Padgett, R. (2013). Acrylic Techniques in Mixed Media: Layer, Scribble, Stencil, Stamp. Nova Iorque: North Light Books.
­Salaski, C. (2014). Oil Painting with the Masters: Essential Techniques from Today’s Top Artists. Londres: Watson­Guptil.