ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTAcTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3
Resumo
Os novos media utilizam tecnologias numa dinâmica social, de usos e práticas individuais e coletivas. Análise, numa perspetiva estética, das fronteiras dos novos media e a análise da relação entre estas tecnologias e a sociedade, bem como os processos de constituição da tecnologia. Desenvolver a capacidade de análise das tendências artísticas nas últimas décadas. Familiarizar os estudantes com leituras de obras atuais relativamente pintura, escultura, montagens, instalações, ambientes, fotografia, vídeo, vídeo-instalações e mixed media.
Objetivos da aprendizagem
Identificar os princípios subjacentes da estética dos novos media na construção do imaginário;
Compreender os novos media através da cultura digital e dos novos paradigmas da sociedade da informação;
Relacionar os conceitos de arte e multimédia e identificar diferentes objetos e práticas resultantes;
Identificar diferentes media criadores de narrativas e de ambientes artísticos/ multimédia;
Conhecer as novas técnicas e ferramentas, para adquirir competências básicas de criação, edição, apresentação e disseminação de objetos artísticos.
Conteúdos programáticos
Teorias e evolução dos media;
Técnicas e estéticas dos novos média na arte;
Arte, estética digital e tecnologias multimédia;
Indústria dos novos media;
Diferenças entre os media tradicionais e os novos media;
Plataformas digitais, novas práticas e novos paradigmas;
Arte e multimédia, estudos de caso e interpretação de objetos;
Plataformas digitais de criação, edição e disseminação audio e visual.
Metodologia de ensino
Esta é uma UC teóricoprática com uma grande carga teórica, que promove a articulação de conceitos com a interpretação de casos práticos e com a sua própria execução.
Assim, a metodologia assenta no ensino pelo docente através de sessões de exposição de informação com suporte a apresentações multimédia, promovendo a participação ativa dos alunos na interpretação e discussão de conteúdos.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios de reflexão e pesquisa de informação (exploração de casos práticos e de plataformas digitais) e de exercícios de materialização dos conceitos e técnicas.
Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e em grupo, assente na demonstração da assimilação de conteúdos e na sua transposição para interpretações e resultados práticos.
Bibliografia
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