ÁREA CIENTÍFICA AVM
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 2º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTAcTO 36
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3

Resumo

Os novos media utilizam tecnologias numa dinâmica social, de usos e práticas individuais e coletivas. Análise, numa perspetiva estética, das fronteiras dos novos media e a análise da relação entre estas tecnologias e a sociedade, bem como os processos de constituição da tecnologia. Desenvolver a capacidade de análise das tendências artísticas nas últimas décadas. Familiarizar os estudantes com leituras de obras atuais relativamente pintura, escultura, montagens, instalações, ambientes, fotografia, vídeo, vídeo-instalações e mixed media.

Objetivos da aprendizagem

Identificar os princípios subjacentes da estética dos novos media na construção do imaginário;
Compreender os novos media através da cultura digital e dos novos paradigmas da sociedade da informação;
Relacionar os conceitos de arte e multimédia e identificar diferentes objetos e práticas resultantes;
Identificar diferentes media criadores de narrativas e de ambientes artísticos/ multimédia;
Conhecer as novas técnicas e ferramentas, para adquirir competências básicas de criação, edição, apresentação e disseminação de objetos artísticos.

Conteúdos programáticos

Teorias e evolução dos media;
Técnicas e estéticas dos novos média na arte;
Arte, estética digital e tecnologias multimédia;
Indústria dos novos media;
Diferenças entre os media tradicionais e os novos media;
Plataformas digitais, novas práticas e novos paradigmas;
Arte e multimédia, estudos de caso e interpretação de objetos;
Plataformas digitais de criação, edição e disseminação audio e visual.

Metodologia de ensino

Esta é uma UC teórico­prática com uma grande carga teórica, que promove a articulação de conceitos com a interpretação de casos práticos e com a sua própria execução.
Assim, a metodologia assenta no ensino pelo docente através de sessões de exposição de informação com suporte a apresentações multimédia, promovendo a participação ativa dos alunos na interpretação e discussão de conteúdos.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios de reflexão e pesquisa de informação (exploração de casos práticos e de plataformas digitais) e de exercícios de materialização dos conceitos e técnicas.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua, individual e em grupo, assente na demonstração da assimilação de conteúdos e na sua transposição para interpretações e resultados práticos.

Bibliografia

Bayer, R. (1995). História da estética. Lisboa : Edições Estampa.
­Carchia, G. & D’angelo, P. (dir.) (2009). Dicionário de estética. Lisboa: Edições 70
­Giannetti, G. (2006). Estética Digital. Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte.
­Gil J. (2005). Sem­Título: escritos sobre arte e artistas (2a ed.) Lisboa : Relógio D’água.
­Kittler, F. (2011). Técnicas Artística. in Cruz, Maria Teresa (Org.), Novos Media. Novas Práticas. Lisboa: Nova Vega.
­Manovich. L. (2001). The language of new media. Massachussets: MIT Press.
­Rush, M. (1999) New Media in Late 20th­Century Art. London: Thames & Hudson.
Levy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: Ed 34 (recuperado de http://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY­ Pierre­1998­Tecnologias­da­Inteligência.pdf)
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