ÁREA CIENTÍFICA TEC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 5º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 40
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3
Resumo
Desenvolvimento do dimensionamento das principais especialidades de engenharia a inserir e coordenar no projeto de arquitetura, nomeadamente, o abastecimento de águas, a drenagem de águas residuais domésticas, a drenagem de águas residuais pluviais, as redes de combate a incêndios, o aquecimento, a ventilação e o ar condicionado, para além das redes de abastecimento de gás e outras instalações que condicionem o espaço e a forma arquitetónica. Consolidação de procedimentos para a previsão das implicações destas infraestruturas na configuração do projeto e respetiva concretização em obra.
Objetivos de Aprendizagem
Facultar ao estudante conhecimentos no domínio da instalação e equipamentos de águas e esgotos, redes de combate a incêndios, aquecimento central, ventilação, ar condicionado e redes de abastecimento de gás. Desenvolver competências no domínio do projeto de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais; análise e interpretação do enquadramento legal. Prevenir o discente para a importância e abrangência das várias entidades envolvidas nos projetos de infraestruturas. Sensibilizar o estudante para a interdisciplinaridade dos vários projetos de infraestruturas dos edifícios; reconhecendo a importância de uma compatibilização adequada com o projeto de Arquitetura.
Conteúdos Programáticos
Abastecimento de água: conceção e dimensionamento de redes de abastecimento de água; redes de abastecimento de água potável; redes de abastecimento de água não potável para fins industriais e de combate a incêndios. Drenagem de águas residuais domésticas: princípios de funcionamento das redes de drenagem de esgotos domésticos; conceção e dimensionamento das redes interiores de edifícios. Drenagem de águas residuais pluviais: princípios de funcionamento das redes de drenagem de águas pluviais; cálculo de caudais de drenagem; conceção e dimensionamento das redes. Redes de combate a incêndios: redes de incêndios armadas; redes de extinção automática. Aquecimento, ventilação e ar condicionado: princípios de funcionamento; implicações destas instalações no projeto do edifício. Redes de abastecimento de gás: abastecimento através de depósitos; abastecimento da rede geral; instalação das redes e ventilação dos compartimentos com aparelhos de queima.
Metodologia de Ensino
Os métodos aplicados apoiam-se em diversas vertentes letivas diferenciadas, com a seguinte sequência: exposição teórica sobre os fundamentos científicos e técnicos das diversas áreas da UC; execução de trabalhos práticos em todas as áreas da UC, desenvolvendo projetos aplicados a casos reais, sendo parte desenvolvida e acompanhada nas aulas e parte desenvolvida em períodos não presenciais; análise crítica das diversas soluções desenvolvidas nos trabalhos práticos com vista à otimização do projeto; visitas a obras em execução, recolha de dados sobre as soluções de projeto aí aplicadas e comparação destas com as preconizadas nas aulas.
Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos. A avaliação é efetuada em dois momentos, uma a meio e outro no final do semestre, com recurso a valoração qualitativa dos trabalhos desenvolvidos, do dinamismo e da participação nas aulas e valoração quantitativa de provas escrita individuais. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.
Bibliografia
Engidro, Estudos de Engenharia, & Engiform, Engenharia e Formação (1988-1989). Manual de tecnologias de saneamento básico apropriadas a pequenos aglomerados. Direcção Geral da Qualidade do Ambiente. Cota na BDC: 628 / M 251
Hall, F. (n. d.). Manual de redes de águas e de esgotos: instalação e conservação (2a ed.). Mem Martins: CETOP. Cota na BDC: 628 / H 184 m
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1991). Instalações de águas e esgotos em edifícios (Vols. 1- 2). Lisboa: LNEC. Cota na BDC: 628 / I 47 / V. 1 e 2