ÁREA CIENTÍFICA TEC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 3º semestre
HORAS TOTAIS 84
HORAS DE CONTACTO 40
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 3


Resumo
Desenvolvimento de processos adequados à tectónica dos edifícios, sua implantação no terreno e respetiva relação com a envolvente em termos dos sistemas construtivos adotados, verificando o ajuste dos mesmos quanto a aspetos como a salubridade e a durabilidade das edificações. Consolidação do saber operativo relativo à consubstanciação de soluções construtivas compatíveis com os diversos procedimentos técnicos necessários para a concretização do projeto em obra.

Objetivos de Aprendizagem
Abordagem do edifício como um todo, examinando interdependências existentes entre patologias decorrentes de más soluções de projeto e o condicionamento à adequada utilização dos edifícios. Correlação entre o projeto, boas práticas construtivas e o cumprimento de normas e regulamentos existentes. Facultar ao estudante conhecimentos nos domínios da modelação de terrenos, sistemas de drenagem superficial e subterrânea, conceção e impermeabilização de caves e pavimentos enterrados. Ter em consideração a necessidade de ventilação natural e ou artificial dos pavimentos enterrados e a sua influência na saúde e salubridade dos edifícios. Estudo de terrenos, níveis freáticos e suas implicações na conceção e salubridade dos edifícios. Incentivar a capacidade de pesquisa e análise crítica da informação técnica existente no mercado construtivo.

Conteúdos Programáticos
Representação de terrenos: plantas topográficas, mapas, perfis. Movimento de terras: escavações e aterros, contenção de terrenos, estabilização de taludes. Drenagens: drenagens superficiais e subterrâneas; drenagens durante a execução dos trabalhos. Caves em edifícios: acessos a pavimentos enterrados; impermeabilização de paredes e pavimentos enterrados; ventilação de espaços enterrados.

Metodologia de Ensino
Os métodos aplicados no desenvolvimento dos objetivos desta unidade curricular apoiam-se em diversas vertentes letivas diferenciadas, com a sequência seguinte: exposição teórica sobre os fundamentos científicos e técnicos das diversas áreas da UC; execução de trabalhos práticos em todas as áreas da UC, desenvolvendo os diversos sistemas construtivos aplicáveis a cada uma delas, sendo parte desenvolvida e acompanhada nas aulas e parte desenvolvida em períodos não presenciais; análise crítica das diversas soluções desenvolvidas nos trabalhos práticos com vista à otimização dos sistemas construtivos; visitas a obras em execução, recolha de dados sobre os sistemas construtivos aí aplicados e comparação destes com os preconizados nas aulas.

Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos sobre pormenorização arquitetónica. A avaliação é efetuada em dois momentos, com recurso à valoração qualitativa dos trabalhos desenvolvidos, do dinamismo e participação nas aulas, e valoração quantitativa de prova escrita individual. Cada momento de avaliação é acompanhado por enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.

Bibliografia

Architecture et industrie: passé et avenir d’un mariage de raison (1983). Paris: Centre de Création Industrielle, Centre Georges Pompidou. Cota na BDC: 69.057 / A 713
Bahamón, A. (Coord.) (2002). Arquitectura alternativa: móvil, ligera, desmontable, modular, adaptable. Madrid: H. Kliczkowski. Cota na BDC: 69.057 / B 135 a
Deplazes, A. (2008). Constructing architecture: materials, processes, structures: a handbook. Basel, Boston: Birkhauser.
Petrignani, A. (1970). Tecnologías de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili. Cota na BDC: 624 / P 588 t
Reid, E. (1991). Como funcionam os edifícios: uma abordagem multidisciplinar: estrutura, recinto, serviços domésticos, serviços utilitários, iluminação, acústica, segurança contra incêndios, serviços. Mem Martins: Cetop. Cota na BDC: 696 / R 284 c