ÁREA CIENTÍFICA DPA
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 1º semestre
HORAS TOTAIS 112
HORAS DE CONTATO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 4


Resumo
Desenvolvimento da gramática e expressão plástica do desenho “à mão levantada”, enquanto instrumento estrutural do projetar e da comunicação do arquiteto, explorando técnicas e experimentando suportes, de modo a consubstanciar o desenho como processo para a observação e compreensão de diversas realidades. Consolidação da expressão gráfica e da prática sistematizada do registo desenhado como síntese crítica e interpretativa de espaços e ambientes.

Objetivos de Aprendizagem
Enquadramento dos constituintes basilares da gramática do desenho, complementado pela disciplina visual e instrumental – sensibilidade para a variação da linha, forma e volume. Ensaio de abordagens gráficas a estruturas, superfícies, texturas e massas; Aquisição de métodos para o registo de informação visual – do geral para o particular, segundo: métodos de semelhança morfológica (medição comparativa de distâncias, ângulos, curvaturas); princípios de semelhança lumínica (comparação do claro/escuro e subsequente registo criterioso, do mais escuro para o mais claro); princípios

Conteúdos Programáticos
Tipos de suportes e suas potencialidades – adequação aos diversos instrumentos e técnicas de desenho. Tipos de instrumentos e suas capacidades gráficas/expressivas: combinação de instrumentos e suportes. Constituintes estruturantes do desenho básico: linha, plano, volume | superfícies, tonalidades, texturas. Tipos de linhas: linha gestual; linha caligráfica; linha estrutural; linha como plano; outras. Linhas: espessuras, intensidades, gradação, expressividade gestual. Ensaio/disciplina instrumental e manual no desenho de linhas em contexto de representação/apreensão gráfica de realidades. Tipos de profundidades: profundidade atmosférica; profundidade linear; profundidade planimétrica; profundidade perspética; outra. Mancha e relação figura-fundo/fundo-fundo/figura-figura: forma, cor, valor, densidade, textura, expressividade gestual. Processos para a perceção empírica e estruturada de realidades a registar graficamente. Métodos da perspetiva intuitiva e da perspetiva euclidiana na representação/registo de espaços e do que neles está contido. Combinação de técnicas mistas no desenho de composições com sólidos geométricos, elementos orgânicos e figura humana.

Metodologia de Ensino
Aulas práticas de concretização, desenvolvimento e exploração de conteúdos. A aprendizagem e a expressão, a análise e a síntese realizam-se globalmente, permanentemente e do geral para o particular. A vertente prática desenvolve-se através da realização de grupos de exercícios que têm como base temas para desenhar. A natureza dos desenhos é diversa, tanto em termos de tempo de suporte, duração e material gráfico utilizado, como em termos de objetivos.

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem – podendo registar, sessão a sessão, os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes vão revelando no aprofundamento dos seus desenhos. Os exercícios a realizar ao longo do semestre são avaliados em três momentos previamente definidos e devidamente acompanhados pelo respetivo enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os três momentos de avaliação referidos contemplam a entrega, por parte dos estudantes, de uma síntese dos exercícios práticos elaborados correspondentes aos conteúdos previstos. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.

Bibliografia

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Mattila, M. (2006). Vernadoc 2005. Finland: The Vernacular Committtee of ICOMOS. Cota na BDC: 728.6 (480) / V 622 / 2005
Meunié, L. (1968). L’architecture et la géométrie: symétries et rythmes harmoniques. Paris: Vincent, Fréal & Cie. Cota na BDC: 744 / M 557 a
Nicolaides, K. (1969). The natural way to draw: a working plan for art study. Boston: Houghton Mifflin. Cota na BDC: 741 / N542 n
Sainz, J. (2005). El dibujo de arquitectura: teoría e historia de un lenguaje gráfico. Barcelona: Reverté. Cota na BDC: 744 / S 151 d