O novo sistema jurídico de transportes públicos.
novas autoridades de gestão, novas funções, novo planeamento das redes e sua articulação com a restante estrutura da mobilidade.
A necessidade do planeamento da rede de transportes públicos em todas as cidades e vilas; O papel social do transporte público. Aproveitamento do regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros. As novas cidades e vilas e os ajustamentos ao nível da rede de transportes públicos. A bilhética integrada e as tecnologias. A frequência no centro do sucesso da utilização deste modo. O Intermodal como centro da cidade e da vila; os corredores BUS, BRT ou outros e o desenho da cidade. A concorrência orçamental pública entre as infra-estruturas para o automóvel individual e as do TP; Transporte flexível e a pedido; as tendências dos próximos quadros comunitários 2030. Campanhas de cativação de novos clientes.
Serviços gerais de mobilidade em meio urbano
A logística urbana, estações da mobilidade, mobilidade como serviço (mobility-as-a-service) e a gestão do estacionamento na cidade
Novos conceitos de serviços de mobilidade em meio urbano. A exigente articulação entre os vários modos de deslocação. A intermodalidade como determinante na libertação do espaço urbano e na eficiência das deslocações. O conceito MaaS, Mobility-as-a-Service. As miniplataformas logísticas para organização da distribuição dos bens. A gestão do espaço público e a sua relação com o estacionamento. Diferentes políticas de estacionamento, modelos e sua regulamentação.
Boas-práticas nacionais e internacionais. Análise de casos concretos. Interação com os alunos sobre a situação na sua cidade e vila. Descrição participada de soluções.
- Paula Teles
- 17 de abril
- 14h00-18h00