Mariana Correia
Docente
marianacorreia@esg.pt

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae Resumido

Doutoramento em Oxford Brookes University, Reino Unido (2009). Mestrado na FAUTL, Portugal (2002). DPEA-Terre na CRAterre-ENSAG, França (2000). Pós-graduação do Conselho da Europa (1999). Licenciatura em Arquitetura na FAUTL, Portugal (1995).

Presidente do Conselho de Direção e Docente da ESG/ Escola Superior Gallaecia. Diretora do CI-ESG, Centro de Investigação da ESG. Coordenadora dos Projetos Europeus 3DPAST (Programa Creative Europe) e VerSus (Programa CULTURA), e do Projeto nacional SEISMIC-V (Programa da FCT).

Assessora do ICOMOS Internacional para Avaliação de Património Mundial da UNESCO (desde 2018), realizou diversas missões a Património Mundial, em Africa, Ásia, Médio Oriente e Europa (desde 2011) e leciona em distintos cursos de Património Mundial organizados pela UNESCO, ICOMOS, IUCN, ICCROM, AWHF, ARC-WH. Foi Presidente do ICOMOS-ISCEAH – Comité Cientifico Internacional de Património Arquitetónico em Terra (2018-2020). É membro do Conselho de Direção do ISCEAH e Especialista do ICOMOS-CIAV (representa Portugal em ambos os Comités). É membro do Conselho Consultivo do ICOMOS-Portugal e foi membro do seu Conselho de Administração (2018-2021). No ICOMOS, é membro do CCHWG – Grupo de Trabalho de Alterações Climáticas e Património e da sua Task Force para a política de Património Mundial.

Membro dos Conselhos de Administração de duas fundações dedicadas ao património: Fundação Convento da Orada (Portugal) e Fundación Antonio Font de Bedoya (Espanha). Fundadora e co-organizadora do Prémio Ibérico de Investigação em Arquitetura Tradicional (desde 2010). Membro do Steering Committee do Projeto ARCH sobre Alterações Climáticas, do programa Horizon 2020 (2021-2023). Membro do Conselho Científico do PROTERRA – Rede Ibero-Americana de Arquitetura e Construção com Terra, e representante portuguesa na Cátedra UNESCO-Arquitetura de Terra, Culturas Construtivas e Desenvolvimento Sustentável. Nomeia Candidaturas ao Aga Khan Award for Architecture (desde 2009). É autora de 2 livros, coeditora de 22 livros, autora e coautora de 8 relatórios de Missões Internacionais. Publicou mais de 150 capítulos e artigos científicos. Foi convidada a dar aulas, conferências e Keynote openings em mais de 35 países.

Docente na ESG desde 1999.