Código
AM37

Unidade Curricular
Projecto Artístico de Final de Curso

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
6º semestre

Horas Totais
560

Horas de Contato
180

Tipologia
Práticas Laboratoriais

ECTS
20


Objetivos de Aprendizagem
Demonstrar os conhecimentos adquiridos através da produção de artefactos artísticos comparativamente com as investigações em curso ou realizadas por outros criadores;
Adquirir/desenvolver conhecimentos que permitam a conceção de projetos de índole artística.
Comprovar as aptidões de capacidade de materialização de projetos de cariz técnico/científico e tecnológico e de contextualização do projeto no seu objetivo.
Desenvolver as competências necessárias à sua integração no mundo das artes.

Conteúdos Programáticos
A UC “Projeto Artístico de Final de Curso” deve contemplar uma vertente abrangente das diversas formas de produção dos criadores, suas ferramentas, modos de fazer e métodos criativos, traduzindo-se nos seguintes conteúdos programáticos:
Visita e análise de pelo menos três ateliers de artistas/criadores de reconhecido mérito, por cada estudante, dialogando com os mesmos, recorrendo a entrevista, devidamente gravada, para posterior análise crítica.
Trabalho de assistente por parte de cada estudante com um desses artistas entrevistados, na execução de uma obra/trabalho que esteja a ser desenvolvido pelo mesmo autor.
Planeamento, produção (no atelier do artista/criador escolhido pelo estudante) e defesa de um trabalho de autoria de cada estudante, a ser avaliado por três professores da Escola Superior Gallaecia e dois artistas convidados a integrar o júri de avaliação, no final de semestre.

Metodologia de Ensino
O projeto será proposto pelo estudante e acompanhado, de forma personalizada pelo docente. O estudante apresenta o plano de ação, do qual constam:
Calendarização; Entrevistas/registo; Análise crítica das entrevistas; Acompanhamento do trabalho do artista acolhedor;
Posteriormente:
Planeamento do projeto: descrição/esboços/escolha dos materiais; Execução da obra;
Semanalmente será apresentado pelo estudante relatório de atividades, sendo debatido nas aulas, de modo a fomentar a reflexão crítica.

Método de Avaliação
Para a avaliação:
Trabalho escrito, devidamente redigido e estruturado, devendo refletir as fases do processo, tal como fundamentação das opções tomadas ao longo do mesmo e a análise crítica ao trabalho desenvolvido (30%);
Qualidade do material de apoio à produção do trabalho: esboços, experiências resultantes da aplicação de técnicas usadas, maquetas, modelo virtual (30%);
Empenho/atitude, organização, criatividade (30%);
Apresentação ao Júri (10%).

Bibliografia
AA.VV. (2009). Procedimientos y materiales en la obra escultórica. Madrid: Akal.
Costa, D.F. (2014). Atelier – Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Guarda, D. & Figueiredo, N. (eds.) (2004). Video arte e filme de arte & ensaio em Portugal. Lisboa: Arte e Cultura.
Kabakov, I. (1995). On the “Total” Installation. Ostfildern: Cantz.
Lieser, W. (2009). Arte Digital. Königswinter, Alemanha: h. f. Ullmann Lucie-Smith, E. (2003). Art today. New York, London: Phaidon.
Mackenzie, G. (2010). The Complete Watercolorist’s Essential Notebook: A treasury of watercolor secrets discovered through decades of painting and experimentation. Londres: North Light Books.
Padgett, R. (2013). Acrylic Techniques in Mixed Media: Layer, Scribble, Stencil, Stamp. Nova Iorque: North Light Books.
Toft, A. (2004). Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods. NY: Dover Publications.