Código
AM35

Unidade Curricular
Produção Multimédia

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
6º semestre

Horas Totais
196

Horas de Contato
90

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
7


Objetivos de Aprendizagem
Articular e integrar as competências e conhecimentos de base das unidades curriculares anteriores na área da multimédia;
Conhecer os princípios básicos da comunicação multimédia, produção multimédia e alterações introduzidas nas suas dinâmicas pela era digital;
Consolidar competências para a produção de aplicações, conteúdos e serviços multimédia;
Compreender as estratégias de distribuição, manutenção e apoio a projetos multimédia;
Desenvolver aptidões que permitam planear, conceptualizar, desenvolver, prototipar, avaliar e implementar um projeto multimédia;
Conhecer técnicas e ferramentas fundamentais existentes nos softwares referência no mercado que permitem a produção e pós-produção de projetos multimédia.

Conteúdos Programáticos
Exploração dos conceitos de comunicação multimédia, design de interação, aplicações multimédia, tecnologias interativas e informação digital;
Caracterização dos sistemas multimédia;
Introdução aos processos de produção multimédia em projetos com elementos áudio, visuais, dinâmicos e interativos;
Identificação de media estáticos e media dinâmicos, composições a articulações;
Desenvolvimento de projetos multimédia com apoio nas ferramentas digitais introduzidas nas UCs anteriores na área da multimédia e com os softwares de produção e pós-produção, como Adobe After Effects.

Metodologia de Ensino
Sendo uma UC de 6º semestre, momento final do curso onde se promove a integração competências desenvolvidas nos semestres anteriores, a metodologia de ensino promove a autonomia dos estudantes através da maior dimensão de experimentação prática, face aos conteúdos teóricos novos introduzidos pelo docente.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com conteúdos teóricos, visionamento e análise de casos de estudo, exemplos de projetos práticos e apresentação de algumas técnicas através de softwares de referência.
A componente prática de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de projetos de produção multimédia com recurso a softwares de referência, de forma a implementar os conteúdos planeados e alcançar os objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada um dos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia
ADOBE Inc. (2015). Adobe After Effects. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/after_effects_reference.pdf).
AAVV (2008). Stereographics: graphics in new dimensions. Hong Kong: Victionary.
Costello, V., Youngblood, S. e Youngblood, N. (2012). Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Oxon: Focal Press.
DRATE, S. (2010). VFX Artistry: a visual tour of how the studios create their magic. Amsterdam: Elsevier.
Maxon Co. (2015). Cinema 4D R17 Quickstart Manual. (Recuperado de http://http.maxon.net/pub/r17/doc/Quickstart_CINEMA_4D_R17_EN.pdf)
Monet, D. (1996). O Multimédia. Lisboa: Instituto Piaget.
Preece, J. et. al., (2011), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. Whiley & Sons
Ribeiro, N. (2012), Multimédia e Tecnologias Interactivas. 5ª Ed. Lisboa:FCA.
Valbom, L. (Editor) (2010). Artech 2010: envisioning digital spaces. 5th International Conference on Digital Arts. Guimarães: U.M.
Vaughan, T. (2014). Multimedia: Making It Work. New York: McGraw-Hill Education.