Código
AM34C

Unidade Curricular
Produção de Múltiplos (Opt10)

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos sobre o processo de planeamento e produção de múltiplos nas artes plásticas, nomeadamente na escultura;
Desenvolver conhecimentos sobre as tecnologias que podem ser utilizadas no processo de produção de múltiplos e sua relação com os diversos materiais disponíveis e respetivo uso de ferramentas;
Dotar os estudantes de conhecimento sobre materiais passíveis de serem utilizados na matriz (criação inicial), no molde e no objeto artístico final – obra multiplicada;
Desenvolver aptidões para a criação de um molde, suas componentes e sua manipulação;
Desenvolver aptidões para a criação de múltiplos, acabamento e sua manutenção;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário e conceitos relacionados com os materiais, ferramentas e técnicas disponíveis, permitindo, também, a futura interação com outros técnicos especializados.

Conteúdos Programáticos
Definição de múltiplo artístico enquanto obra com autonomia expressiva vs cópia;
Processo global de criação de séries: matriz – molde – obras;
Diferentes materiais disponíveis, suas características e possíveis aplicações para a criação de matrizes, moldes e obras finais;
Técnicas disponíveis para a produção de múltiplos, consoante os materiais e finalidade artística; Técnicas tradicionais vs técnicas digitais;
Diferentes ferramentas e máquinas-ferramentas disponíveis, suas características e possíveis utilizações;
Processo de criação de um molde, seus elementos e sua utilização;
Processo de criação de múltiplos, seu acabamento e manutenção.

Metodologia de Ensino
Esta é uma unidade curricular optativa de 5º semestre, momento em que os estudantes já detêm autonomia significativa. Nesse sentido, a metodologia de ensino promove um estímulo à experimentação prática pelo estudante, com base em alguns ensinamentos de cariz teóricos.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte em apresentações multimédia com informação teórica, com exemplos concretos e amostras de materiais e técnicas.
A componente de aprendizagem é realizada através de um exercício com várias fases, que pretende levar os estudantes a percorrer todo o processo de criação de múltiplos artísticos e assim integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta no trabalho prático e na participação dos estudantes.

Bibliografia
Ashby, M. & Johnson, K. (2004). Materials and Design – The art and science of material selection in product design. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann.
Landi, S. A. (2002). Compêndio Técnico de Maqueteria. Poços das Caldas: Ed. Fonte da Vida.
Lefteri, C. (2012). Making it – Manufaturing Techniques for Product Design. Londres: Laurence King Publishing.
Thompson, R. (2007) Manufacturing Processes for Design Professionals. Londres: Thames and Hudson.
Thompson, R. (2011) Prototyping and Low-Volume Production (The Manufacturing Guides). Londres: Thames and Hudson.
Thompson, R. e Thompson, M. (2013) Sustainable Materials Processes and Production (The Manufacturing Guides). Londres: Thames and Hudson.
Werner, M. (2001). Model Making. New York: Princeton Architectural Press.