Código
AM33

Unidade Curricular
Oficina de Artes PlásticasII

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
224

Horas de Contato
84

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
8


Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver práticas oficinais no âmbito da produção de objetos artísticos (no âmbito da bidimensionalidade e tridimensionalidade);
Conhecer ferramentas e meios para a expressão plástica (no âmbito da bidimensionalidade e tridimensionalidade);
Expressar as ideias, através de técnicas e linguagens diversas e de acordo com as suas preferências;
Construir uma base de conhecimentos técnicos e teóricos através de novas experiências, novos e inovadores elementos no âmbito das práticas (bidimensionais e tridimensionais);
Conhecer ferramentas e meios para uma utilização, reflexão (construtiva, crítica e autocrítica) e fundamentação consistente e objetiva, na escolha das metodologias práticas para o desenvolvimento e apresentação de um projeto individual.

Conteúdos Programáticos
O desenho à mão levantada e a exploração de técnicas diversas;
A pintura: o acrílico, o óleo, a colagem;
A escultura: pequenos volumes construídos com materiais diversos (e considerando o uso de processos subtrativos), p. ex., metais e plásticos, madeiras ou outros, evidenciando partes, estrutura e união;
Cerâmica: técnicas e potenciais modos de uso no projeto;
Apropriação, renovação/reutilização de técnicas e obras clássicas.
Inovação, novos materiais, técnicas e processos contemporâneos.

Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas/contexto oficinal c/ recurso a conteúdos audiovisuais, bibliografia, contato com artistas plásticos e visitas de estudo. Exercícios práticos que correspondam à tendência artística mais adequada a cada estudante c/ o acompanhamento direto do docente. O estudante através desta metodologia deve ser capaz de:
– Desenvolver reflexão (construtiva, crítica, autocrítica);
– Dominar teoricamente e no âmbito técnico os meios e a inovação criativa;
– Fundamentar consistente e objetivamente, na escolha das metodologias práticas para o desenvolvimento do projeto individual.

Método de Avaliação
Avaliação contínua: individual, tendo por base a qualidade, empenho e criatividade das soluções apresentadas pelo estudante – complementada por uma autoavaliação de cada estudante, bem como uma apresentação crítica coletiva aos trabalhos realizados durante e após as fases de desenvolvimento.
Projeto individual: 90%
Participação e desempenho: 10%.

Bibliografia
Almeida, B. (2006). Henrique Silva ou a sereníssima inactualidade. Porto: Galeria Alvarez.
Maderuello, J. (1994). La perdida del pedestal, Madrid: Ed. Circulo de Bellas Artes.
Midgley, B. (1982). Guia Completo de Escultura, Modelado y Cerâmica: Técnicas e Materiales. Madrid: H. Blume Ediciones.
Nogueira 1
Marshall, S. (1982). Como pintar & desenhar pessoas. São Paulo: Círculo do livro.
Parramón, J. (1983). – Cómo dibujar la figura humana (14a ed.). Barcelona: Parramón ediciones, 1983.
Schodek, D. (1993). Struture in sculpture, Massachussetts: Ed. MIT.
Silva, H.
Astin, D. (1982). Como pintar & desenhar animais. São Paulo: Círculo do livro.