Código
AM32

Unidade Curricular
Organização e Prática Profissional

Área Científica
CIE

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
56

Horas de Contato
30

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
2


Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver práticas adequadas na gestão de projetos.
Conhecer a problemática e o processo de criação de empresas criativas.
Conhecer as normas estabelecidas, métodos, processos e prática no âmbito de profissões ligadas às artes plásticas e multimédia.
Adquirir competências ao nível das capacidades e habilidades no sentido da compreensão para o desenvolvimento de um negócio no âmbito da UC, envolvendo o discente com o mundo real, dando a conhecer as fases importantes para a execução e pormenores de um projeto desde a ideia á produção.
Desenvolver competências que permitam a organização tarefas que tenham como a finalidade debater, organizar e realizar eventos, ações, promoções ou demais situações que necessitam ser planeadas, através de processos de organização, como por exemplo o cuidado e montagem de um evento ou exposição artística.

Conteúdos Programáticos
Gestão na intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte;
Ateliers e empresas. Casos de estudo.
Criação de uma empresa. Cronograma de desenvolvimento e execução. Critérios jurídicos;
Produção e orçamentação. Vários tipos de produção. Processo produtivo. Analisar custos de um determinado produto;
Planeamento e gestão da produção;
Gestão Financeira. Objetivos de financiamento. Demonstração de resultados de análise económico-financeira;
Materialização de um projeto.

Metodologia de Ensino
Os conhecimentos serão transmitidos por aulas teórico-práticas expositivas e de investigação. Serão fornecidos pelo docente suportes de apoio de diversa índole para analisar e refletir ao longo do semestre, sempre sob orientação do docente. As aulas decorrerão através de intervenção e debate, após a matéria tratada assente em simulação de situações reais. Terá como componente importante e fundamental, a discussão e interação oral de problemas simulados e apresentados através de materiais de apoio e exemplos.

Método de Avaliação
A avaliação final processa-se de forma contínua, tendo em atenção os objetivos dos trabalhos de investigação a análise propostos durante o semestre.

Bibliografia
Amaral, I. (2008). Imagem e sucesso: Guia de protocolo para empresas. Lisboa: Verbo.
Barros, C. (1994). Gestão de Projectos. Lisboa: Edições Sílabo.
Brand, J.P. (1992) Direcção e Gestão de Projectos. Lisboa: LIDEL Edições Técnicas.
Costa, D.F. (2014). Atelier – Coleção Retratos da Fundação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Pedro, F. et al (2012). Gestão de eventos. Lisboa: Escolar Editora.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003). Gestão da inovação: Integração de mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais. Lisboa: Monitor.