Código
AM28

Unidade Curricular
Tecnologias Digitais de Som

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
196

Horas de Contato
72

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
7


Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a sensibilidade sonora e musical;
Conhecer e aplicar os fenómenos físicos do som;
Conhecer o funcionamento do som e do aparelho auditivo;
Desenvolver um background histórico que permita a criação de alguns critérios de qualidade no desenvolvimento de materiais sonoros relacionados com vídeo, cinema ou outros com componente visual;
Promover o conhecimento de um vasto leque de tecnologias áudio, através da aquisição de conceitos e planeamento de som, desde a ideia sonora até ao produto final;
Compreender a importância do som e música digitais no desenho e implementação de sistemas e aplicações multimédia interativas nas mais diversas áreas aplicacionais;
Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologia disponível assim como projetos artísticos com forte componente sonora/musical; aplicar estes sistemas e tecnologia no desenvolvimento de soluções finais de som e música digitais;

Conteúdos Programáticos
Introdução ao desenho de som – Audição e análise de obras;
Perceção auditiva / qualidade sonora. Audição e apreciação sonora em obras de alta resolução;
Princípios do Áudio Digital;
Efeitos sonoros – Conceitos gerais. Som e efeitos sonoros no cinema;
Editores de Som Stereo;
Equipamentos;
Multipistas: Audacity e Adobe Audition;
Sistemas sonoros stereo e surround;
Sintetizadores, samplers e loops e librarians de sons.

Metodologia de Ensino
As aulas visam sobretudo ser um espaço de discussão e partilha de conhecimentos com vista a uma construção colaborativa do conhecimento.
Os conteúdos teóricos, são acompanhados de exposição prática, quer por auxílio de software, quer por suporte audiovisual. Pretende-se, desta forma, dotar os discentes de conhecimentos técnicos suportados, de modo sólido, pelos conteúdos teóricos. Neste contexto, privilegiar-se-á a utilização dos equipamentos e dos softwares ao longo da disciplina como forma de facilitar a interação entre os assuntos de matéria conceptual e a sua execução prática.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assente maioritariamente em trabalhos práticos.

Bibliografia
Alten, S. (2013). Audio in Media. Cengage Learning.
Crook, T. (2013). The Sound Handbook. London: Routledge.
Dakic, V. (2009). Sound Design for Film and Television. (Recuperado: http://esdi.pbworks.com/f/Sound%20Design%20for%20Film%20and%20Television.pdf).
Farnell, A. (2010). Designing Sound. Boston: MIT Press.
Fonseca, N. (2012). Introdução à Engenharia de Som, Lisboa: FCA.
Lyons, C. (1998). Guide to Audio Systems for Vídeo Production, Shure (Recuperado:http://cdn.shure.com/publication/upload/849/audio-systems-guide-for-video-and-film-production-english.pdf).
Woodhall, W. (2010). Audio Production and Postproduction. Jones & Bartlett Learning.